O Boxing Day não é uma tradição apenas na Premier League. A data movimenta outras competições no Reino Unido, inclusive o Campeonato Escocês. E uma das grandes partidas da temporada acabou acontecendo neste 26 de dezembro. Líder do certame novamente, o Celtic não sustenta uma vantagem tão grande desta vez. Teria um compromisso difícil, visitando o Aberdeen, um de seus principais perseguidores na tabela. Confronto importante o suficiente para que emoção atingisse níveis altíssimos no Estádio Pittodrie. Os alviverdes ganharam por 4 a 3, em tarde de cinco gols nos 15 minutos finais.

Tudo parecia normal durante grande parte do jogo. O Celtic abriu o placar aos seis minutos, com Scott Sinclair aproveitando uma sobra de bola na pequena área. Já o empate do Aberdeen veio aos 24, depois que Stevie May converteu um pênalti. E se a igualdade prevaleceu ao longo do segundo tempo, a transformação da atmosfera no Estádio Pittodrie começou aos 31. Foi quando Sinclair iniciou a loucura, ao retomar a vantagem aos alviverdes. Na sequência, os anfitriões teriam mais um pênalti para igualar o marcador, aos 38, desta vez com Sam Cosgrove.

Por fim, a vitória do Celtic seria determinada com dois gols consecutivos, aos 41 e aos 43. Odsonne Édouard anotou o terceiro, batendo na saída do goleiro. O francês, que retornava de lesão e saíra do banco, bagunçava a defesa adversária com suas arrancadas. Seria ele quem faria a jogada para Sinclair, diante de uma bola limpa dentro da área, completar a sua tripleta e ampliar a vantagem dos Bhoys. O placar seria concluído pouco mais de um minuto depois, quando o Aberdeen voltou a descontar. Após cobrança de escanteio, Lewis Ferguson balançou as redes aos 45. A reação, contudo, não iria além disso.

O resultado isolou o Celtic na liderança. A equipe chega aos 42 pontos, três a mais que o Rangers, segundo colocado. O time de Steven Gerrard empatou com o Hibernian por 1 a 1 neste Boxing Day. Já o Aberdeen, que poderia tomar a liderança se vencesse, caiu ao quarto lugar, com 36 pontos. O final de semana promete mais emoções no Escocesão: a Old Firm acontece no sábado, dentro do Estádio Ibrox, casa dos Teddy Bears. Os anfitriões tentarão tomar a ponta da tabela e encerrar o jejum em relação aos rivais, que se estende desde 2012 na liga.

https://www.youtube.com/watch?v=Z_Is0TNqzuU