Parece que as ligas combinam. Há alguns finais de semana na temporada que trazem jogões em praticamente todas as ligas, e sim, senhoras e senhores, estamos às vésperas de um desses. Tem final de campeonato, tem clássico de grande rivalidade, da Sérvia a Pernambuco, e partidas muito interessantes ao redor do continente europeu e também na América do Sul. Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA

O jogão

Manchester United x Arsenal
Domingo, 11h (ESPN Brasil)

Tudo bem, tudo bem, eu também tenho dificuldades de imaginar esse Manchester United em um grande jogo emocionante, lá e cá, cheio de oportunidades de gols e lances plásticos. Mas quando 33 títulos ingleses entram em campo, temos a obrigação de ficar de olho e de esperar um clássico à altura da tradição dos dois times.

Disposição não faltará porque os três pontos são essenciais para as respectivas pretensões. Uma vitória do Arsenal pode significar a liderança em caso de pelo menos um empate do Tottenham e uma derrota do Leicester (enfrenta o Norwich, em casa). O Manchester United, a seis pontos do quarto colocado, simplesmente não pode mais tropeçar.

O clássico

Real Madrid x Atlético de Madrid
Sábado 12h (ESPN Brasil)

Oblak segurou a barra do Atlético de Madrid (Foto: AP)
Oblak e Cristiano Ronaldo (Foto: AP)

Zidane não se deparou apenas com times inofensivos nesta sua curta carreira de técnico, afinal, já jogou contra Athletic Bilbao e Roma. Mas é verdade que nunca sentou no banco de reservas para uma partida como essa. A rivalidade com o Atlético de Madrid empresta uma dimensão totalmente diferente para o clássico de sábado. O maior teste do francês até agora, sem dúvida.

Porque o seu poderoso ataque que marcou 26 gols em oito partidas terá a missão de furar a melhor defesa da Espanha. Disparado. Diego Simeone montou uma equipe que foi vazada apenas 11 vezes em 25 rodadas. O grande pilar dos colchoneros em mais uma tentativa de furar duopólio espanhol.

Um ponto à frente do Real, o Atlético pode disparar e manter o Barcelona a um braço de distância ou voltar para o terceiro lugar, onde muitos acham que deveria ficar. Resta a ele provar que essas pessoas estão erradas.

O brasileiro

Philippe Coutinho
Liverpool x Manchester City
Domingo, 13h30 (ESPN Brasil)

Coutinho foi contratado da Inter de Milão por € 10 milhões (Foto: AP)
Coutinho foi contratado da Inter de Milão por € 10 milhões (Foto: AP)

Há seis anos na Europa, Philippe Coutinho pode conquistar o que, na prática, será o seu primeiro título no continente. Ele integrava o elenco da Internazionale na temporada 2010/11, sua primeira em solo europeu, mas não disputou nem um minuto dos troféus que o time venceu (Supercopa da Itália, Copa da Itália e Mundial de Clubes).

Agora, a situação é diferente. Coutinho é o camisa 10, armador, protagonista, esperança e mais talentoso jogador do Liverpool. Por lesão, não participou muito da campanha que levou o time a Wembley, mas as chances de sair do lendário estádio com um troféu passam muito por seus pés.

Fique de olho

Juventus x Internazionale
Domingo, 16h45 (ESPN Brasil)

Se Manchester United e Arsenal reúnem 33 títulos ingleses, Juventus e Internazionale carregam 49 scudettos nas malas. A Velha Senhora ganhou 15 jogos seguidos pelo Campeonato Italiano antes de empatar com o Bologna, no último final de semana, mas está empolgada por ter voltado das profundezas contra o Bayern de Munique nas oitavas de final da Champions League. A Inter precisa reencontrar seu caminho: ganhou apenas três vezes nas últimas dez rodadas.

Sport x Náutico
Domingo, 16h00 (Premiere)

O Clássico dos Clássicos agita o Campeonato Pernambucano. O Sport está descansado depois que Paulo Roberto Falcão poupou a equipe contra o River, no meio de semana, e ainda pode ter o reforço de Mark González, que não atua desde a segunda rodada do estadual, no começo do mês. Recuperando-se de uma lesão na coxa, o meia chileno treinou normalmente na manhã desta sexta-feira e pode ser usado no decorrer da partida.

O Náutico, por sua vez, tem três desfalques: Bergson e Rafael Ratão, lesionados, e Rodrigo Souza, suspenso. Nada que tire o sono do técnico Gilmar Dal Pozzo, que tenta a quinta vitória em cinco partidas no hexagonal final do Pernambucano.

Racing x Boca
Domingo, 19h15 (sem transmissão)

Uma prévia de quinta-feira, quando as duas equipes argentinas enfrentam-se pela Libertadores. Após quatro rodadas do Campeonato Argentino, o Racing ainda não venceu uma partida sequer, mas fez 4 a 1 no Bolívar pelo torneio sul-americano. O Boca não está mal: empatou com o Deportivo Cali e ocupa a quarta posição do seu grupo no Argentino. Mas não tem boas lembranças dos últimos quatro encontros com o Racing. Contando um amistoso de pré-temporada no torneio de verão, em janeiro, perdeu todos, sofrendo quatro gols duas vezes.

Partizan x Estrela Vermelha
Sábado, 13h00 (sem transmissão)

A Sérvia vai parar para assistir ao grande jogo do país. O Estrela Vermelha está voando baixo no campeonato nacional, com 21 vitórias e dois empates em 23 rodadas, mas, sabe como diz o poeta, clássico é clássico e vice-versa. O Partizan, em quinto, anda com dificuldades para emendar duas vitórias seguidas e vem de derrota para o Belgrado, 13º colocado na tabela. Mas clássico é clássico.

O cara

Thomas Müller
Wolfsburg x Bayern de Munique
Sábado, 11h30 (Fox Sports 2)

O Bayern de Munique venceu o Leverkusen (Foto: AP)
Müller em grande fase (Foto: AP)

Partida difícil para o Bayern contra a Juventus, e eis que surge Thomas Müller para decidir. O atacante nem sempre aparece, e como descreveu Guardiola, “faz tudo esquisito com um aproveitamento absurdo”, mas vem segurando a bronca. Marcou na Champions League, duas vezes no Darmstadt e mais uma no Augsburg nas últimas duas rodadas da Bundesliga. Grande fase.

O reencontro

Barcelona x Sevilla
Domingo, 16h30 (Fox Sports)

Trinta e três partidas depois, o Barcelona reencontra o último time que conseguiu vencê-lo nesta temporada. O time de Luis Enrique não é derrotado desde outubro quando o Sevilla fez 2 a 1 no Ramón Sánchez. Nesse período, foram seis empates e 27 vitórias. Só isso. Agora, em casa, quer a vingança, depois de encaminhar a vaga às quartas de final da Champions League com vitória por 2 a 0 sobre o Arsenal, em Londres.

Vale uma zapeada

Lyon x Paris Saint-Germain
Domingo, 17h00 (ESPN+ e SporTV)

Conhvenhamos? O Campeonato Francês é basicamente um grande amistoso para o Paris Saint-Germain. São 24 pontos de vantagem com 33 em disputa. Se perdesse todos os jogos até o final, ainda seria provável que levantasse a taça. Mas o Lyon certamente encara de outra maneira. A briga está acirrada com Nice e Saint-Étienne por uma vaga na Champions League. Pode aproveitar um certo relaxamento do adversário para impor ao PSG sua primeira derrota na temporada.

Milan x Torino
Sábado, 16h45 (Fox Sports)

Sabe qual time está em grande fase? O Milan. Arrancou um empate do Napoli, que briga pelo título, e chegou a nove partidas de invencibilidade na temporada. Galga posições na tabela e é o sexto colocado. Para pensar seriamente em competições europeias, uma vitória sobre o Torino seria essencial.

Passe longe

Boavista x Rio Ave
Sábado, 13h00 (SporTV)

Ainda teremos que explicar a gerações futuras por que alguém quis assistir a Boavista e Rio Ave em um sábado à tarde.