Diferente do que se imaginava antes do começo do Campeonato Brasileiro, o Botafogo estava dentro do G4 e o Grêmio perto da zona de rebaixamento às vésperas do começo da nona rodada, a última antes da parada para a Copa América. No entanto, quem saiu com a vitória no Nilton Santos foram os gaúchos, por 1 a 0, graças a um belo gol de falta do garoto Jean Pyerre.

A partida teve poucas chances de gol, depois da linda jogada de Diego Tardelli, nos primeiros minutos, dando um drible da vaca pela esquerda da grande área e exigindo boa defesa de Diego Cavalieri. No segundo tempo, o coração tricolor encheu-se de esperança quando o árbitro Marcelo Aparecido de Souza pareceu marcar um pênalti, em chegada de Gabriel em Vizeu, mas enganou todo mundo: havia assinalado apenas tiro de meta.

Aos 36 minutos do segundo tempo, o Grêmio teve uma falta pela direita da entrada da área, e Jean Pyerre, 21 anos, chutou com classe, no canto de Cavalieri, e garantiu a terceira vitória em quatro rodadas para o seu time, todas por 1 a 0, depois de cinco partidas sem vencer.