A morte de Emiliano Sala completou um ano no último dia 21 e a memória do ídolo continua preservada pelo Nantes. Neste domingo, os Canários disputaram sua primeira partida em casa desde o aniversário póstumo. O visitante da rodada na Ligue 1 era justamente o Bordeaux, clube que levou o argentino para o futebol francês e o profissionalizou. As homenagens tomaram o Estádio de la Beaujoire de diferentes maneiras, sobretudo na entrada das equipes. Uma emocionante exaltação a quem se foi tão cedo, e de forma tão trágica – num domingo de triste coincidência, com o acidente aéreo que levou Kobe Bryant, sua filha e outras sete pessoas.

As arquibancadas estavam lotadas para o jogo. Vários torcedores levaram cartazes, camisas e outros objetos para relembrar Sala. As cores do Nantes tomaram o estádio antes da entrada dos times. O rosto do artilheiro aparecia em um mosaico no setor principal, bem como na lona presente sobre o círculo central, enquanto o número 9 se formou atrás de um dos gols. Já do outro lado, um bandeirão no qual figuravam vários ídolos falecidos dos Canários. “Nossa memória coletiva torna vocês imortais”, dizia a faixa logo abaixo.

O Nantes vestiu um uniforme especial para a ocasião. A camisa trazia as cores da Argentina, majoritariamente branca com detalhes em azul mais escuro e celeste. Segundo o comunicado do clube, a escolha foi um aceno ao sonho do centroavante de defender sua seleção. Os lucros com as vendas das camisas serão destinados aos dois times argentinos formadores do ídolo, os modestos San Martín de Progreso e Proyecto Crecer. Já a camisa do Bordeaux trouxe a bandeira da Argentina abaixo do escudo.

Antes que a bola rolasse, todos ofereceram um minuto de aplausos. Enquanto isso, o telão do estádio exibia imagens de Sala. Ao término do período, os cânticos com o nome do artilheiro passaram a ecoar. Outro belo momento aconteceu aos nove minutos, quando tradicionalmente a torcida do Nantes faz referência ao seu camisa 9. Uma pena que os Canários sequer puderam comemorar um gol para ampliar as homenagens. O Bordeaux venceu por 1 a 0, tento de Jimmy Briand aos 41 do segundo tempo. O Nantes é o sexto colocado da Ligue 1, enquanto os girondinos estão em décimo.