Em um momento no qual o futebol anda em falta, a Netflix coincidentemente programou dois lançamentos oportunos para esta semana: produções que contam histórias ligadas ao esporte. E para os usuários do serviço de streaming no Brasil, desde sexta já estão disponíveis o filme ‘Ultras’ e a série ‘The English Game’, dramas que possuem o futebol como mote.

‘Ultras’ é um longa que, aparentemente, almeja ser a versão italiana de ‘Hooligans’. O filme do diretor Francesco Lettieri conta a história de Sandro, o líder de um grupo de torcedores do Napoli que foi banido do Estádio San Paolo. O futebol, em si, é apenas o pano de fundo para construir a relação do veterano com o jovem Angelo e para falar sobre o mundo dos ultras – com alguns estereótipos, pelo trailer.

Já ‘The English Game’ é uma série sobre os primórdios do futebol, dividida em seis episódios. A produção remonta a história da modalidade, no período em que deixou de ser um esporte elitizado para atingir as massas de trabalhadores na Inglaterra. Os protagonistas são dois jogadores de classes sociais opostas, que se aproximam em meio à popularização. O roteiro é escrito por Julian Fellowes, autor de ‘Downton Abbey’.

Abaixo, os trailers das duas produções. E uma dica, dada pelos amigos do Última Divisão há alguns anos: se você quiser visualizar apenas os filmes sobre futebol no catálogo, o link é este – por algum motivo, ‘The English Game’ ainda não aparece. Para os filmes sobre esportes em geral, o acesso é este.