No mesmo dia em que conhecemos os grupos da Champions League, foram definidos os últimos classificados da Liga Europa, entre surpresas e classificações emocionantes. Uma das grandes novidades foi a vitória do Dudelange, o primeiro clube de Luxemburgo a alcançar a fase de grupos. Depois de ganhar a partida de ida contra o Cluj, que apareceu recentemente na Champions League, ganhou também a volta, na Rômenia. Chegou a abrir 3 a 0, com dois belos gols de Danel Sinani e outro de David Turpel. Apenas depois dos 40 minutos do segundo tempo, os romenos conseguiram descontar para 3 a 2.

.

 

Das oitavas de final da Champions League na última temporada, o Basel está fora até da fase de grupos da Liga Europa. E para um time de pouca expressão. Havia conseguido vencer o Apollon, do Chipre, por 3 a 2 no jogo de ida, na Suíça, mas perdeu a volta por 1 a 0 e foi eliminado nos gols marcados fora de casa. O tento foi anotado por Charalampos Kyriakou, com um chute de fora da área que contou com um desvio no meio do caminho para morrer no fundo das redes.

Outra surpresa ficou por conta da Atalanta. O clube de Bérgamo, além de participar de uma liga forte, foi muito bem na Liga Europa da temporada passada, liderando o grupo que tinha o Lyon e o Everton e fazendo o Borussia Dortmund suar sangue no mata-mata. Mas não saiu do 0 a 0 com o Copenhague em nenhuma das partidas dos playoffs e saiu na disputa de pênaltis.

O Spartak Trnava, da Eslováquia, superou o Olimpija Ljubljana, da Eslovênia, com 3 a 1 no agregado, e chegou à fase de grupos de uma competição europeia pela primeira vez. O Maccabi Tel-Aviv, de Israel, sucumbiu contra o Sarpsborg, da Noruega: perdeu por 3 a 1 fora de casa e ganhou por apenas 2 a 1 em seus domínios.

Emoção

O Zorya, da Ucrânia, ficou muito perto de encerrar precocemente a campanha europeia do RB Leipzig. Depois de um 0 a 0 no leste do continente, os visitantes chegaram a estar vencendo por 2 a 1 na Alemanha. Jean-Kevin Augustin empatou apenas aos 24 minutos do primeiro tempo. E ainda assim os ucranianos estavam avançando no gol fora. No apagar das luzes, Vitaliy Vernydub cometeu um pênalti bobo, e Forsberg classificou os alemães para a fase de grupos.

 

Astana, do Cazaquistão, e Apoel, do Chipre, trocaram vitórias por 1 a 0 e decidiram a vaga nos pênaltis. Por apenas 2 a 1 a partir do cal, os cazaques seguiram adiante. O Zenit ganhou do Molde, da Noruega, por 3 a 1 no jogo de ida, mas perdeu a volta por 2 a 1 e precisou se segurar nos minutos finais para evitar a zebra.

O Rangers apenas empatou com o Ufa, também da Rússia, por 1 a 1. Teve um jogador expulso no final do primeiro tempo e outro aos 21 minutos da etapa final. Segurou-se sem grandes problemas porque precisaria ter sofrido dois gols para ser eliminado, depois de ter ganhando a ida, no Ibrox, por 1 a 0.

Besiktas, Celtic, Sevilla e Bordeaux passaram sem problemas. Entre as grandes ligas, além da Atalanta, a decepção ficou para o Burnley, eliminado pelo Olympiacos: perdeu por 3 a 1 na Grécia e apenas empatou por 1 a 1 na Inglaterra.


Os comentários estão desativados.