O tema “clube-empresa” está em voga no futebol brasileiro, especialmente pelo projeto que visa transformar os times do país em sociedades anônimas. Há exemplos e exemplos em vigor ao redor do mundo, que servem de base para imaginar o que poderá acontecer por aqui. E, aproveitando o momento oportuno, o livro ‘Clube-empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol’ traz um amplo conteúdo sobre o assunto.

“O Brasil voltou a discutir uma nova legislação pra incentivar a transformação dos clubes de futebol de associações sem fins lucrativos para sociedades empresárias, mais de vinte anos após a promulgação da Lei Pelé. O livro ‘Clube-empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas do futebol’ busca trazer uma série de análises alternativas sobre o tema. Aliando pesquisas acadêmicas e relatos de movimentos de torcedores de Chile, Argentina, Portugal e Espanha, a obra traz um quadro amplo e diverso de entendimentos sobres os verdadeiros impactos da entrega dos clubes a grupos privados”, descreve a sinopse.

“Os textos da obra desconfiam e contestam, a partir de casos concretos, os mantras da profissionalização, da eficiência gerencial, da atração de investimentos, da transparência nas contas, da boa governança corporativa e do ganho de competitividade em campo, estabelecendo um quadro real e pouco animador sobre a atual situação dos clube-empresa no mundo. Analisam também o perfil geral dos grandes proprietários de clubes em todo o mundo, cujos objetivos geopolíticos expõem uma indústria do futebol dominada por interesses muito distantes de uma lógica tradicional de mercado”, complementa.

O jornalista Irlan Simões é o organizador da obra, publicada em parceria com a revista Corner. Além disso, há a contribuição de diversos autores ao longo dos capítulos: Emanuel Leite Jr, Verônica Moreira, Sebastián Muñoz, Victor Figols, Lucia Ravecca, Daniel Ferreira e Carlos Viñas também assinam, bem como grupos ligados a Colo-Colo, Sevilla e Belenenses.

O livro oferece aproximadamente 300 páginas. E você pode adquirir o trabalho, em suas últimas horas de pré-venda, com um preço especial até a noite desta quarta-feira. A comercialização é realizada pela Livraria FC, com oferta de R$44,90 mais frete – grátis para algumas regiões.

Para aproveitar a oportunidade, clique aqui e acesse o link.