Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (17), a Uefa anunciou as decisões sobre o reinício de suas competições para a temporada 2019/20, além de planos para a próxima temporada. Confirmando informações da imprensa europeia, a Champions League terá, a partir das quartas de final, jogos únicos, todos realizados em Lisboa, em um formato de tiro curto.

As oitavas de final da Liga dos Campeões, com quatro jogos de volta a serem realizados, acontecerá em 7 e 8 de agosto, com sedes ainda a serem definidas. Das quartas de final em diante, os confrontos serão feitos em jogos únicos, começando em 12 de agosto, com a final prevista para 23 de agosto. Todas as partidas a partir das quartas de final acontecerão em Lisboa, nos Estádios da Luz e José Alvalade.

A Liga Europa, por sua vez, seguirá caminho parecido, mas com suas particularidades. A competição ainda tinha confrontos de oitavas de final sem sequer os jogos de ida disputados. Estes duelos acontecerão agora em jogo único, enquanto os confrontos que iriam para a partida de volta seguirão como planejado. Todo o restante das oitavas de final acontecerá em 5 e 6 de agosto.

Das quartas de final em diante, teremos também jogos únicos, a partir de 10 de agosto, com a final prevista para 21 de agosto. Todos os confrontos a partir das quartas de final acontecerão na Alemanha, nas cidades de Colônia, Duisburg, Düsseldorf e Gelsenkirchen.

Os confrontos de oitavas de final das duas competições ainda não tiveram seus locais definidos, podendo acontecer nos estádios originalmente previstos ou, então, em Alemanha e Portugal, dependendo do torneio.

Originalmente, a final da Champions League aconteceria em Istambul, enquanto a da Europa League seria recebida por Gdansk, na Polônia. Agora, Lisboa e Colônia, respectivamente, receberão as decisões das competições na atual temporada. O calendário, então, foi empurrado em um ano, ficando da seguinte maneira:

Sedes de finais da Champions League

2020: Estádio da Luz ou Estádio José Alvalade, Lisboa, Portugal

2021: Estádio Olímpico Atatürk, Istambul, Turquia

2022: Estádio São Petersburgo, São Petersburgo, Rússia

2023: Allianz Arena, Munique, Alemanha

2024: Estádio de Wembley, Londres, Inglaterra

Sedes de finais da Liga Europa

2020: RheinEnergieStadion, Colônia, Alemanha

2021: Estádio Energa Gdansk, Gdansk, Polônia

2022: Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, Sevilha, Espanha

2023: Puskás Arena, Budapeste, Hungria

Confrontos de oitavas de final

Champions League

Metade dos confrontos já foram definidos, com PSG, Atlético de Madrid, RB Leipzig e Atalanta avançando. Outros quatro duelos restam, e estes foram os resultados dos jogos de ida:

Lyon 1×0 Juventus

Real Madrid 1×2 Manchester City

Chelsea 0x3 Bayern de Munique

Napoli 1×1 Barcelona

Liga Europa

Resultados de ida definidos

LASK 0x5 Manchester United

Frankfurt 0x3 Basel

Basaksehir 1×0 Copenhague

Wolfsburg 1×2 Shakhtar Donetsk

Rangers 1×3 Bayer Leverkusen

Olympiacos 1×1 Wolverhampton

Partidas que serão definidas em apenas um confronto

Sevilla x Roma

Internazionale x Getafe

Ajustes nas regras

No âmbito das regras deste reinício das competições, as equipes poderão registrar três novos jogadores em sua lista principal para o restante da temporada 2019/20, contando que esses atletas já estivessem registrados pelos clubes e elegíveis desde o último prazo final de registros (3 de fevereiro). A lista seguirá podendo conter apenas 25 jogadores, e atletas recém-transferidos não poderão ser incluídos na relação.

Seguindo exemplos de competições nacionais, a Uefa adotará para seus torneios continentais a extensão do limite de substituições em uma partida para cinco, de forma a mitigar os efeitos físicos de uma reta final atípica de campanha. Para a temporada 2020/21, tudo volta ao normal, com limite de três substituições.

Por fim, a Uefa estabeleceu a data limite de 3 de agosto para que as federações nacionais enviem seus representantes para as competições europeias da temporada seguinte. E, diante da situação excepcional, os playoffs das edições de 2020/21 da Champions League e da Liga Europa deverão também acontecer com jogos únicos.

Champions League Feminina

A competição feminina seguirá o mesmo exemplo das masculinas. Com os confrontos de quartas de final definidos, tudo será realizado em tiro curto, a partir de 21 de agosto, e a final acontecerá em 30 de agosto. Os jogos serão disputados todos no País Basco, nos estádios de Athletic Bilbao e Real Sociedad, em Bilbao e San Sebastián.

Quartas de final (21 e 22 de agosto)

Atlético de Madrid x Barcelona
Lyon x Bayern de Munique
Glasgow City x Wolfsburg
Arsenal x Paris Saint-Germain

Semifinais (25 e 26 de agosto)

1: Arsenal/PSG x Lyon/Bayern
2: Glasgow/Wolfsburg x Atlético/Barcelona

Final (30 de agosto, na Reale Arena, em San Sebastián)

Vencedor da semifinal 2 x Vencedor da semifinal 1