A Uefa aproveitou a Data Fifa para se reunir e anunciar mudanças importantes nas competições europeias. São novos detalhes, mas que podem ajudar na melhoria do nível competitivo da Liga dos Campeões e da Liga Europa. As alterações são previstas para as próximas três temporadas, impactando tanto na organização dos elencos quanto na oferta dos jogos aos espectadores. Abaixo, cada uma delas:

– A partir da temporada 2018/19 pode ser efetuada uma quarta substituição em jogos de mata-matas, mas unicamente durante a prorrogação. As outras três substituições estão mantidas.

– Em relação à inscrição de jogadores após a fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, um clube pode registar três novos atletas elegíveis sem restrições. Isso remove as barreiras a atletas que atuaram por outros clubes anteriormente na própria competição – como prejudicou na atual temporada continental Philippe Coutinho (jogou por Liverpool, mas não por Barcelona, na Champions) e Pierre Emerick-Aubameyang (jogou por Dortmund na Champions, mas foi impedido de defender o Arsenal na Liga Europa depois que os aurinegros foram repescados à competição secundária).

– Excepcionalmente para a final da Champions League, da Liga Europa e da Supercopa Europeia, podem ser incluídos 23 jogadores (em vez de 18 em todos os outros jogos) na ficha de jogo. Isso permitirá nestas finais ter no banco 12 suplentes (em vez de sete), dando aos clubes mais flexibilidade em relação às substituições. Também facilita a gestão do elenco para o jogo mais importante da temporada.

– Como já acontecia na Champions League, a partir da temporada 2018/19, equipes que tenham ganho a Liga Europa ou a Copa da Uefa três vezes consecutivas, ou um mínimo de cinco vezes, também podem envergar um emblema de múltiplo vencedor na manga da camisa. A novidade, por enquanto, engloba apenas o Sevilla.

– Os jogos da Liga dos Campeões irão começar às 21h do Horário da Europa Central, não mais às 20h45 – ou seja, a partir das 17h de Brasília, a depender do horário de verão nos dois continentes. Além disso, nas cinco primeiras rodadas da fase de grupos, duas partidas na terça e duas na quarta começarão às 18h55 – ou seja, 14h55 no Horário de Brasília. Já na rodada final, todos os duelos começarão no mesmo horário, às 20h.