Tottenham ficou a dez minutos de ser eliminado, mas, com dois jogadores a mais, virou com gol de Ndombélé

A dez minutos do fim da segunda fase preliminar da Liga Europa, o Tottenham estava sendo eliminado pelo Lokomotiv Plovdiv, mas a sorte de repente mudou. O campeão da Copa da Bulgária teve dois expulsos quase ao mesmo tempo, um deles em um pênalti que Harry Kane converteu. No fim, em ritmo de treino, o vexame foi evitado com um gol de Tanguy Ndombélé, maior contratação da história dos Spurs, fechando a virada por 2 a 1.

Faz um ano que o meia francês chegou do Lyon, mas ainda não conseguiu fazer justiça ao Lyon. Mourinho chegou a cobrar em público mais condicionamento física de Ndombélé, que tentou trabalhar nisso durante a pausa, mas não pareceu ter convencido o português, que lhe deu poucas chances na reta final da Premier League. Chegou a haver notícias de que Ndombélé havia dito que nunca mais jogaria com Mourinho.

Ele jogou. Mourinho escalou um time forte, com poucas mudanças em relação à estreia da Premier League. Dele Alli e Alderweireld nem ficaram no banco de reservas, de onde Ndombélé assistiu a Steve Bergwijn acertar o travessão e Son perder uma chance muito clara. Já estava em campo, aos 26 minutos do segundo tempo, quando Dimitar Iliev desviou cobrança de escanteio na primeira trave e Georgi Minchev completou para o gol.

Os dez minutos seguintes foram meio de pânico para os ingleses, até Dinis Almeida tocar a bola com o braço em cima da linha. Foi expulso, um pênalti foi marcado, e, na sequência, Birsent Karagaren também levou o segundo cartão amarelo. Kane empatou para o Tottenham, e havia pouco mais de dez minutos para conseguir o gol da classificação.

E saiu até que fácil. Aos 40, o Tottenham tocou a bola com rapidez e passes de primeira até achar Lucas Moura livre pela direita. O cruzamento rasteiro encontrou Ndombélé, sem marcação, na entrada da pequena área. Bastou um toque para classificar os Spurs, que terão uma maratona pela frente.

O calendário prevê um jogo contra o Southampton, pelo Campeonato Inglês, no próximo domingo, um confronto contra o Leyton Oriente, pela Copa da Liga, na terça-feira, e a fase seguinte da Liga Europa, contra o Shkendija, da Macedônia do Norte. Caso vença os dois jogos pelas copas, terá uma programação similar na semana seguinte.

 

Confira os outros resultados do primeiro horário da segunda fase preliminar da Liga Europa:

Kaisar-CAZ 1 x 4 Apoel-CYP
Ventspils-LET 1 x 5 Rosenborg-NOR
Renova-MAC 0 x 1 Hadjuk Split-CRO
Teuta Durrës-ALB 0 x 4 Granada-ESP
Astana-CAZ 0 x 1 Buducnost-MON
Ararat-Armenia-ARM 4 x 3 Fola Esch-LUX
Lincoln Red Imps-GIB 0 x 5 Rangers-ESC
KuPS-FIN* 1 x 1 Slovan Bratislava-SVK
Botosani-ROM 0 x 1 Shkendija-MAC
Neftçi-AZE 1 x 3 Galatasaray-TUR
Gotemburgo-SUE 1 x 2 Copenhague-DIN
Riterai-LIT 1 x 5 Slovan Liberec-TCH
Bodo/Glimt-NOR 3 x 1 Zalgiris-LIT
Olimpija-SLO 2 x 3 Zrinjski-BOS
Flora-EST 2 x 1 KR-ISL
Lokomotiv Tsibilisi-GEO 2 x 1 Dínamo Moscou-RUS
CSKA Sofia-BUL 2 x 0 Bate Borisov-BLR
Laçi-ALB 1 x 2 Hapoel Beer Sheva-ISR
Hibernians-MLT 0 x 1 Fehérvár-HUN
OFI-GRE 0 x 1 Apollon-CYP
Djurgarden-SUE 2 x 1 Europa-GIB
Connah’s Quay-GAL 0 x 1 Dínamo Tbilisi-GEO
Maccabi Haifa-ISR 2 x 1 Kairat-CAZ
Inter Club d’Escaldes-AND 0 x 1 Dundalk-IRL

.