O engajamento costumeiro dos torcedores da Bundesliga não se limita ao que acontece dentro de campo ou nas arquibancadas. Vários grupos de torcidas realizam ações sociais (como é praxe em outros países, inclusive no Brasil), em movimentos que se multiplicam nas proximidades do Natal. A Südkurve de Munique e a Südtribüne de Dortmund, principais movimentos ao redor de Bayern de Munique e Borussia Dortmund, respectivamente, anunciaram suas iniciativas. Algo que acontece paralelamente durante as rodadas do Campeonato Alemão ao longo do mês de dezembro.

Em Dortmund, os aurinegros ajudarão sem-teto e idosos da cidade. A torcida firmou parceria com duas instituições de caridade, para doar fundos. “Todo mundo que caminha por Dortmund com os olhos abertos sabe que, enquanto nossa cidade é bela por um lado, por outro é caracterizada por seus problemas sociais. Especialmente no inverno, o cotidiano das pessoas sem residência permanente torna-se uma luta por sobrevivência”, escreveu a Südtribüne, que aproveitou o duelo com o Freiburg para coletar as doações.

 

Já a torcida do Bayern de Munique faz sua ação na próxima rodada, quando recebe também o Freiburg na Allianz Arena. Suas doações serão voltadas principalmente para ajudar entidades que trabalham com crianças carentes na cidade. Além disso, realizarão desejos natalinos de moradores de rua e promoverão um evento cultural para jovens através do futebol de rua. O dinheiro será angariado através dos cachecóis do jogo, cujos lucros das vendas se reverterão aos projetos sociais.

Além dos gigantes, dezenas de torcidas alemãs em diferentes divisões fazem suas campanhas beneficentes – e das mais diferentes orientações políticas, vale frisar. Incluem o auxílio a moradores de rua, a hospitais infantis, a centros de atenção psicossocial e a famílias carentes. Além das doações de dinheiro, de alimentos e de roupas, uma das medidas mais comuns é a venda de calendários e canecas para reverter lucros. Entre os outros clubes da primeira divisão que terão ações do tipo estão Fortuna Düsseldorf, Schalke 04, Stuttgart, Augsburg, Hertha Berlim, Borussia Mönchengladbach, Werder Bremen, Nuremberg, Bayer Leverkusen, Wolfsburg e Mainz 05.


Os comentários estão desativados.