O relacionamento especial do Ajax com suas crias da base vai além da postura do clube em si. É algo que se estende também para os torcedores. No ano passado, Frenkie de Jong recebeu uma despedida tocante da torcida. Agora, mesmo com todas as circunstâncias difíceis, os fãs dos Ajacieden prepararam um adeus improvisado a Donny van de Beek, que compartilhou uma bonita cena com os torcedores

Van de Beek foi titular da seleção neerlandesa na noite de segunda-feira (7), em jogo pela Liga das Nações contra a Itália, disputado na Johan Cruyff Arena. Apesar da derrota por 1 a 0 e de ter sido substituído no segundo tempo, o novo jogador do Manchester United deixou o estádio com uma boa memória na bagagem.

Na saída do estádio, Van de Beek se deparou com algumas dezenas de torcedores do Ajax, que balançavam sinalizadores vermelhos e entoavam o canto que nos últimos anos foi dedicado ao jogador. Diante da cena, o jogador desceu de seu carro para endereçar à torcida suas palavras de agradecimento.

“Rapazes, obrigado por estarem aqui. Isso realmente significa muito para mim, vocês sabem disso. Aprecio demais isso, pessoal. Espero que os torcedores em breve estejam de volta aos estádios. Eu gostaria de me despedir de vocês com o estádio cheio”, disse, em momento registrado em vídeo e compartilhado no Twitter pelo site Ajax Life.

A transferência de Van de Beek ao Manchester United tem sido marcada por diversos episódios bacanas. Amigo de Abdelhak Nouri, jovem da base do Ajax que em 2017 sofreu uma parada cardíaca em campo e passou mais de dois anos em coma artificial, Van de Beek escolheu a camisa 34, número de Nouri, como forma de homenagem ao amigo, que hoje segue em lenta recuperação, com movimentos e interações limitados.

Apesar de sua condição, Nouri, segundo conta seu pai, Mohamed, demonstrou sua emoção ao saber da transferência do amigo a um dos maiores clubes do mundo: “Os olhos de Appie pareceram muito brilhantes de repente, ele tinha lágrimas de alegria em suas bochechas e ficou claramente emocionado quando ouviu a voz de Donny”.

Já como demonstração da excelente relação de Van de Beek com o Ajax, Edwin van der Sar, CEO do clube, escreveu uma carta aberta ao Manchester United e a seus torcedores, pedindo que “cuidem bem do nosso Donny”.

Van de Beek passou nesta terça-feira seu último dia em Amsterdã antes de viajar para Manchester. Em curto vídeo, mandou uma última mensagem aos torcedores do Ajax: “Obrigado, de novo, por tudo. Tive 13 grandes anos com todos vocês. Curti cada minuto, o Ajax está no meu coração. Compartilhamos vários grandes momentos, em jogos do Campeonato Neerlandês e da Champions League. Nunca me esquecerei desses momentos”.