O meio-campista Thiago Alcântara, que é brasileiro, nascido na Itália e naturalizado espanhol – onde vive desde adolescente – é um nome certo no elenco da Roja para a Copa do Mundo. Foi titular da Espanha contra a Alemanha, em amistoso disputado nesta sexta. E elogiou um jogador do time adversário: o centroavante Timo Werner, de 22 anos, que tem tudo para estar na Copa como titular do time de Joachim Löw.

LEIA TAMBÉM: Klopp: Firmino só para de correr quando é substituído

“Ele é inacreditavelmente rápido. Ele me lembra um pouco Fernando Torres jovem. Ele tem um arranque incrível e sempre está procurando por espaços nas defesas adversárias”, disse Thiago. Fernando Torres, atualmente com 34 anos, foi crucial na primeira grande conquista desta geração da Espanha, a Eurocopa de 2008. Esteve também nos títulos da Copa de 2010 e Eurocopa de 2012. Em 2014, também veio à Copa do Mundo no Brasil.  É, portanto,uma grande referência de atacante na Espanha.

Sobre Leon Goretzka, meia do Schalke 04 que já está acertado com o Bayern de Munique, Thiago também teve palavras de elogio. “Minhas impressões são que ele é um jogador muito bom e nos fará muito bem”, afirmou o meio-campista, de 26 anos.

O jogador da seleção da Espanha não teve pudores em dizer que a Bundesliga está ganha pelo Bayern, mas foca em outros desafios. “A Bundesliga está ganha. Nós já somos campeões, mas temos que vencer. O próximo jogo é contra o Dortmund e temos que ir até lá com a ideia de vencer e essa partida nos serve bem para os jogos de Champions League que estão por vir”, analisou o camisa 6 do Bayern.

“Vencer nunca deveria entediar, nem ser esquecido ou ser dado como certo. O que você não quer é relaxar durante uma temporada porque você pode cair em esquecimento. Isso é o que um jogador não quer. Você quer competir e vencer. Ninguém quer perder porque todo mundo quer ser lembrado no futebol”, contou Thiago.

Contratado em 2013, Thiago está na sua quinta temporada pelo clube da Baviera. “Eu trabalho duro e tento ajudar o máximo que eu posso”, disse o meia. “Isso pode ser visto em jogos da Bundesliga. Na temporada passada, eu fui o jogador que mias recuperou a bola na liga e tive um dos maiores números de interceptações em toda a Europa. Eu sempre trabalho duro defensivamente”.

O Bayern de Munique terá ainda fortes desafios nesta temporada. Na Alemanha, o título da Bundesliga está muito próximo ser sacramentado e é só questão de tempo. Na Europa, o time encara o Sevilla nas quartas de final, ainda em busca de repetir o título continental, como fez pela última vez em 2013.

Na Copa, a Espanha de Thiago está no Grupo B, junto com Portugal, Marrocos e Irã. A Alemanha, de Timo Werder e Leon Goretzka, está no Grupo F com Coreia do Sul, México e Suécia.