Em tempos de quarentena, manter a forma física é um desafio para os atletas profissionais. O goleiro Marc-André Ter Stegen, alemão que é titular e destaque do Barcelona, contou um pouco da sua rotina na cidade catalã, o que tem feito, uma paixão e até uma forma que todos nós bem conhecemos de manter a forma física: limpeza da casa.

“Estou bem de saúde e minha família também. Estamos em casa, como deve fazer todo mundo”, declarou o jogador, um dos destaques do time. “Estamos todos na mesma situação e temos que seguir motivando as pessoas para que fiquem em casa. Podemos influenciar outras pessoas e temos que lembrar a importância de não sair”.

O jogador tem a sua família na Alemanha, mas diz que mantém contato com eles e aparenta tranquilidade ao falar sobre eles. “Mantenho contato com eles por facetime. A situação lá é a mesma que aqui e em toda Europa. Estamos todos bem”.

O jogador também contou sobre a sua rotina. “Na maior parte do tempo, eu estou na sala ou na cozinha. Também na academia. Há muitos exercícios de preparação física que eu repito a cada dia. Alguns dias eu treino antes de tomar café da manhã. Limpo a casa, que também é um exercício. Dividimos as tarefas e estamos todos fazendo bem”.

“É muito fácil se comunicar com a equipe. Nos dividiram em vários grupos para facilitar as coisas. O contato é contínuo”, contou. O goleiro falou também sobre o filho de três meses que tem, ainda bebê. “Hoje completa três meses, comemoramos em casa. É um período intenso como pai, e nesta situação do coronavírus nos permite passar mais tempo com a família. Normalmente ela acorda meia noite, mas agora podemos nos dividir. Só se levanta um por vez”.

“Não há muito o que fazer em casa… Mantemos a casa limpa e tudo em ordem. No momento, eu tenho feito jardinagem. Treinamos cada dia, dividimos o tempo para estar com Ben, cozinhamos muito juntos, lemos, jogamos… Tratamos de consumir produtos frescos e cozinhamos sempre para dois dias, assim é mais prático. Para tomar café da manhã, grannola feita em casa”, disse Ter Stegen.

Outro assunto falado pelo alemão foi música. “Eu gosto de Lucas Graham. Hoje escutei na rádio músicas dos anos 1990. Um pouco de Reggaeton, para fazer esporte”, afirmou. O jogador ainda falou sobre uma das suas paixões. “Sou um grande amante [de café], compro no Café de Finca, uma empresa de Castelldefels. Eu gosto da modalidade Honduras e agora uma que se chama La Perla”.

Entre as atividades, o jogador procura se manter informado. Além de cultivar sua paixão. “Um filme chamado Coronavírus na Espanha Hoje, notícias de última hora, uma série chamada Galileo [que é alemã] e uma atividade, fazer café”. E o goleiro já tem claro o que quer fazer quando a quarentena acabar. “Caminhar pela praia ou pela cidade”.