Ah, a Libertadores! A obsessão de todo o continente se incendeia de vez nesta semana, com o início da fase de grupos e a estreia dos principais clubes. O descrédito da Conmebol é enorme, depois de todas as recorrentes patifarias que envolveram a competição durante os últimos meses. Apesar disso, a paixão permanece. Acima da incompetência (e da incongruência) dos cartolas, está a tradição do futebol sul-americano que se escancara através da copa. Que os desmandos coloquem em xeque a própria credibilidade do torneio, ele segue como glória máxima. E o sonho se alimenta, mesmo sabendo que algumas armadilhas ocasionadas pela própria Conmebol surgirão na jornada. Preservar a Libertadores é um ato de abnegação e resistência, a uma cultura que não pode se perder diante dos interesses escusos dos dirigentes.

Para celebrar o início da fase de grupos da Libertadores, aproveitamos para criar um post interativo. Você inicia a caminhada e tenta avançar na competição, diante das situações que são colocadas em seu caminho. A taça é o objetivo, mas você sabe que não será tão simples chegar até lá.

>>> Clique aqui e inicie a campanha com seu time preferido

Aviso importante: Este “jogo” possui doses cavalares de galhofa e ironia contra a Conmebol. E nunca as suas decisões terão efeito prático no caminho.