Entre os jogadores que explodiram na última temporada do Ajax, semifinalista da Champions League, os mais famosos são Matthijs de Ligt e Frenkie de Jong, ambos transferidos para grandes clubes europeus. Se outro aparecer por Donny van de Beek, o técnico do time de Amsterdã, Erik ten Hag acha que será difícil evitar mais uma saída.

Van de Beek entrou na lista de compras do Real Madrid, depois de uma temporada em que marcou 17 gols, inclusive contra Juventus e Tottenham no mata-mata da Champions, e deu 13 assistências. O time de Zinedine Zidane já foi ligado a Paul Pogba e Christian Eriksen para reforçar o seu meio campo, ainda liderado por Luka Modric, 33 anos, e Toni Kroos, 29.

“Claro que ele passou por um super desenvolvimento na última temporada, e não queremos perdê-lo. Vamos fazer tudo em nosso poder para mantê-lo no Ajax, mas, se clubes desse calibre aparecerem, claro que será difícil”, afirmou Ten Hag. “Seria uma perda se Donny saísse, mas somos um país pequeno do futebol e, quando entregamos como ano passado com o Ajax, você sabe quais mecanismos são colocados em operação”.

Com o dinheiro das vendas de De Jong e De Ligt, o Ajax contratou, até agora, Quincy Promes, do Sevilla, Edson Álvarez, do América do México, Razvan Marin, do Standard Liège, e Lisandro Martínez, do Defensa y Justicia.