O Stoke City derrotou o Maccabi Tel-Aviv por 3 a 0 e segue na liderança do Grupo E da Liga Europa nesta quinta-feira. O time inglês construiu a vitória ainda durante o primeiro tempo e, com sete pontos, ampliou sua a vantagem na ponta. Na outra partida, o Dynamo Kiev venceu o Besiktas por 1 a 0 com um gol nos acréscimos e assumiu a segunda posição da chave, com cinco pontos.

Jogando no Britannia Stadium, o Stoke demonstrou logo de cara a sua supremacia em casa. Até então o nome mais perigoso em campo, Kenwyne Jones fez o primeiro gol aos 12 minutos, ao completar de cabeça cruzamento de Etherington.

O Stoke City ampliou aos 24 minutos, em outra assistência de Matthew Etherington. O meia cobrou falta e Cameron Jerome. E o terceiro veio aos 32, com Ryan Shotton, que recebeu em boas condições após Jerome driblar o goleiro Haimov. Os ingleses continuavam exercendo o domínio, mas ficaram com dez em campo aos 43 minutos, após Jerome receber o segundo cartão amarelo.

A situação ficou igualada aos dez do segundo tempo, quando Ziv recebeu cartão vermelho direto. Com a vitória praticamente garantida, o Stoke seguiu com o controle da partida, mas bem menos agudo. Nas jogadas mais perigosas, Jones e Shawcross mandaram a bola para fora. Por fim, os 3 a 0 permaneceram no marcador.

Já a partida em Kiev iniciou com oportunidades para as duas equipes. O Dynamo chegou primeiro ao gol adversário, em lance de Gusev. Cinco minutos depois Sivok arrematou para intervenção de Shovkosvskiy. O goleiro ainda faria outra defesa aos 18 minutos, em chute de Mehmet Aurélio.

O clube ucraniano voltou a assustar com Yarmolenko e Milevskyi, que finalizaram para fora. Aos 33, após cobrança de falta do Simão, Shovkovskiy voltou a salvar. Já nos últimos dez minutos antes do intervalo, o Dynamo foi levemente superior, mas não conseguiu tirar o zero do placar.

Já no início do segundo tempo, as equipes fizeram jogo mais pegado, com mais faltas do que chances de gol. Nos melhores momentos, Brown e Aliyev, pelo lado Dynamo, e Ernst e Quaresma, do lado turco, erraram a meta adversária. O gol da vitória só sairia, enfim, no quarto minuto dos acréscimos. Gusev cobrou escanteio e Garmash completou para as redes, garantindo a vitória do time da casa.

Confira todos os jogos da 3ª rodada da fase de grupos da Liga Europa:

Quinta, 20/out

Grupo L
Lokomotiv Moscou-RUS 3×1 AEK-GRE
Sturm Graz-AUT 0x2 Anderlecht-BEL

Grupo G
Malmö-SUE 1×4 Metalist Kharkiv-UCR
AZ-HOL 2×2 Austria Viena-AUT

Grupo H
Maribor-ESL 1×1 Braga-POR
Club Brugge-BEL 1×2 Birmingham-ING

Grupo I
Rennes-FRA 1×0 Celtic-ESC
Udinese-ESC 2×0 Atlético de Madrid-ESP

Grupo J
AEK Larnaca-CHP 0x5 Schalke 04-ALE
Maccabi Haifa-ISR 5×0 Steaua Bucareste-ROM

Grupo K
OB-DIN 1×4 Twente-HOL
Wisla Cracóvia-POL 1×0 Fulham-ING

Grupo A
Tottenham-ING 1×0 Rubin Kazan-RUS
PAOK-GRE 2×1 Shamrock Rovers-IRL

Grupo B
Standard Liège-BEL 0x0 Vorskla-POL
Hannover-ALE 2×2 Kobenhavn-DIN

Grupo C
Rapid Bucareste-ROM 0x1 Legia Varsóvia-POL
Hapoel Tel-Aviv-ISR 0x1 PSV-HOL

Grupo D
Sporting-POR 2×0 Vaslui-ROM
Zürich-SUI 1×1 Lazio-ITA

Grupo E
Stoke-ING 3×0 Maccabi Tel-Aviv-ISR
Dynamo Kiev-UCR 1×0 Besiktas-TUR

Grupo F
Athletic Bilbao-ESP 2×2 Red Bull Salzburg-AUT
Slovan Bratislava-ESQ 0x0 PSG-FRA