O Sporting recebeu a Lazio em Lisboa e conseguiu uma importante vitória por 2 a 1, no jogo que reunia os dois favoritos à classificação à próxima fase no Grupo D da Liga Europa. Se Edy Reja poupou alguns jogadores na primeira partida desta fase, desta vez levou a campo um time mais forte, deixando no banco apenas Djibril Cissé, que entrou no segundo tempo.

Os gols foram todos no primeiro tempo da partida. O Sporting abriu o placar aos 21 minutos. O atacante Ricky van Wolfswinkel completou o cruzamento de Diego Capel e mandou para as redes. Só que o empate veio. Depois de cobrança de falta, o zagueiro André Dias e o atacante Miroslav Klose se jogaram na bola, mas foi o alemão que jogou para dentro do gol.

Os Leões voltaram a ter vantagem aos 47 minutos, nos acréscimos do primeiro tempo. O lateral esquerdo Emiliano Insúa completou para o gol uma bola que ficou quicando dentro da área para fazer 2 a 1.

A Lazio, perdendo o jogo, passou a ser mais incisiva, especialmente com Cissé em campo, mas era pouco eficiente no ataque. Tanto que, no total, a Lazio chutou mais do que o Sporting, só que acertou menos. Com a ineficiência do ataque, a Lazio não conseguiu marcar e o placar permaneceu em 2 a 1 para os portugueses.

Na Romênia, Vaslui e Zürich ficaram em um empate por 2 a 2, que acabou sendo ruim para os mandantes, que perderam a chance de dar um bom passo para brigar pela vaga na próxima fase.

Mesmo jogando fora de casa, o Zürich abriu o placar contra o Vaslui. Em um cruzamento de Silvan Aegerter da direita, Alexandre Alphonse cabeceou com força para marcar 1 a 0 para os Suíços no Stadionul Ceahlaul, em Piatra Neamt.

O time da casa pressionava para conseguir marcar o gol de empate. Aos 17 minutos do segundo tempo, veio um lance decisivo para o jogo. Raphael Koch derrubou Wesley dentro da área e foi expulso. O brasileiro, capitão do Vaslui, cobrou a penalidade e converteu: 1 a 1.

O Vaslui conseguiu a virada aos 32 minutos do segundo tempo. Mike Temwanjera recebeu lançamento do brasileiro Adaílton e finalizou bem para fazer 2 a 1. Era uma vitória que deixaria o Vaslui com quatro pontos, em segundo na chave. Só que veio o gol de empate dos suíços, que jogavam com dez homens. Admir Mehmedi cabeceou dentro da área para marcar 2 a 2 no placar e frustrar a torcida romena.

O Sporting é o líder com seis pontos, com duas vitórias em dois jogos. O Vaslui é o segundo, com dois pontos, enquanto a Lazio é terceira, com um ponto, assim como o Zürich.

Confira os jogos desta quinta-feira pela Liga Europa 2011/12:

Grupo A

Rubin Kazan-RUS 2×2 PAOK-GRE
Tottenham-ING 3×1 Shamrock Rovers-IRL

Grupo B
Vorskla Poltava-UCR 1×2 Hannover 96-ALE
Standard Liège-BEL 3×0 Kobenhavn-DIN

Grupo C

Legia Varsóvia-POL 3×2 Happoel Tel-Aviv-ISR
Rapid Bucaresti-ROM 1×3 PSV-HOL

Grupo D
Vaslui-ROM 2×2 Zürich-SUI
Sporting-POR 2×1 Lazio-ITA

Grupo E

Maccabi Tel-Aviv-ISR 1×1 Dynamo Kiev-UCR
Stoke City-ING 2×1 Besiktas-TUR

Grupo F

Red Bull Salzburg-AUT 2×0 Slovan Bratislava-ESQ
Athletic Bilbao-ESP 2×0 Paris St. Germain-FRA

Grupo G

Metalist-UCR 1×1 AZ-HOL
Malmö-SUE 1×2 Austria Viena-AUT

Grupo H

Braga-POR 1×2 Club Brugge-BEL
Maribor-ESL 1×2 Birmingham-ING

Grupo I

Celtic-ESC 1×1 Udinese-ITA
Rennes-FRA 1×1 Atlético de Madrid-ESP

Grupo J

Schalke-ALE 3×1 Maccabi Haifa-ISR
AEK Larnaca-CHP 1×1 Steaua Bucaresti-ROM

Grupo K

OB-DIN 0x2 Fulham-ING
Twente-HOL 4×1 Wisla Cracóvia-POL

Grupo L

Lokomotiv Moscou-RUS 0x2 Anderlecht-BEL
AEK Atenas-GRE 3×1 Sturm Graz-AUT