O Sporting se classificou em grande estilo para a final da Copa da Liga Portuguesa ao golear o Porto por 4 a 1, nesta quarta-feira, no estádio José Alvalade. Os Leões decidirão o título no dérbi com o Benfica, que bateu o Vitória de Guimarães por 2 a 1 na outra semifinal.

Aos 9 minutos do primeiro tempo, o marroquino Tarik Sektioui colocou o Porto em vantagem, aparecendo livre na área para marcar após cobrança de falta. O empate do Sporting chegou aos 36, quando o brasileiro Anderson Polga sofreu pênalti de Pedro Emanuel. O argentino Leandro Romagnoli cobrou e deixou tudo igual.

Logo aos 3 da segunda parte, o Sporting teve outra penalidade a seu favor, desta vez cometida pelo romeno Cristian Sapunaru em Hélder Postiga. Novamente, Romagnoli converteu, virando o jogo.

O brasileiro Derlei fez o terceiro aos 21, após passe de calcanhar de Simon Vukcevic, e o quarto aos 35, concluindo jogada de Pereirinha.

Benfica na decisão

No estádio da Luz, o Benfica precisou de um gol contra para sair na frente do Vitória de Guimarães. No escanteio cobrado por Carlos Martins, o brasileiro David Luiz cabeceou e viu o zagueiro Gregory desviar contra as próprias redes, aos 24 minutos do segundo tempo.

O argentino Pablo Aimar ampliou a vantagem aos 42, marcando pela primeira vez com a camisa encarnada, e o Guimarães ainda conseguiu chegar ao gol de honra nos 44 minutos, com o francês Yves Desmarets.

A Copa da Liga Portuguesa foi disputada pela primeira vez na temporada 2007/08 e teve o Vitória de Setúbal como campeão, batendo o Sporting na final.

A decisão entre Sporting e Benfica está marcada para o dia 22 de março, em local a definir.