Sozinho, Suárez faz mais gols que metade da Premier League

Desde que voltou de suspensão, marcou 14 gols em dez rodadas, mais que 11 equipes do Campeonato Inglês no mesmo período

Lembra quando o Liverpool começou o Campeonato Inglês ganhando de todo mundo e a gente achou que Luis Suárez talvez não fosse tão importante assim? Isso foi um grande devaneio, não foi? O uruguaio está na melhor fase da carreira e fez o seu 14º gol em 10 partidas de Premier League, neste sábado, na goleada por 4 a 1 sobre o West Ham.

(Abre parênteses. Seriam 15, mas o quarto foi creditado a Joey O’Brien, contra, em uma decisão absurda do árbitro Michael Oliver. Suárez dançou salsa com Mark Noble e chutou de fora da área. A bola desviou e enganou o goleiro, mas claramente foi gol dele. Fecha parênteses.)

Ele jogou apenas 10 jogos porque ficou os cinco primeiros suspenso por canibalismo – mordeu Branislav Ivanovic em uma partida contra o Chelsea. Nessa dezena de vezes nas quais que entrou em campo, fez mais gols que 11 equipes da Premier League nos últimos dez jogos desses times.

E mesmo com cinco partidas de desvantagem, contando todas as 15 rodadas, sozinho, é um ataque melhor que o de Hull City, Cardiff, West Ham, Crystal Palace, Fulham e Sunderland e tão letal quanto os de Norwich.

O problema do Liverpool agora é segurar Suárez. Essas atuações fabulosas não vão passar despercebidas pelos clubes da Europa com cartões de crédito sem limites. O assédio em janeiro será forte, mesmo que o uruguaio já tenha falado que vai ficar pelo menos até o fim da temporada em Anfield Road. Além dessa data, porém, depende de vaga na Liga dos Campeões e de uma briga séria pelo título.

As responsabilidades de Brendan Rodgers são devolver o time à Europa, quebrar um jejum de títulos ingleses e não deixar o craque do time ir embora. Ainda bem que ele tem Suárez.

Veja quantos gols cada time marcou nas últimas dez rodadas: 

Manchester City – 29 gols
Chelsea – 24 gols
Arsenal – 21 gols
Everton – 19 gols
Southampton – 16 gols
Manchester United – 15 gols
Swansea – 15 gols
Newcastle – 15 gols
Suárez – 14 gols
West Brom – 13 gols
Aston Villa – 11 gols
Norwich City – 11 gols
Hull City – 10 gols
Tottenham – 10 gols
West Ham – 9 gols
Sunderland – 9 gols
Cardiff City – 7 gols
Fulham – 7 gols
Crystal Palace – 6 gols
Stoke City – 4 gols