A terceira rodada do Campeonato Italiano terá um duelo de times pressionados no estádio San Siro. A Internazionale, do criticado Gian Piero Gasperini, recebe a Roma, de Luis Enrique, depois dos dois times estrearem na Serie A com derrotas para Palermo e Cagliari, respectivamente. A pressão já é forte nos dois times, que começaram a temporada perdendo e ainda não conseguiram uma vitória em jogos oficiais.

A Roma foi eliminada da Liga Europa na fase play-off, pelo Slovan Bratislava. Depois de perder por 1 a 0 na ida, na Eslováquia, os giallorrossi ficaram no empate por 1 a 1 em casa, depois do técnico Luis Enrique tirar o ídolo e capitão Totti de campo quando o jogo estava 1 a 0 para a Roma. A torcida vaiou o treinador espanhol. Depois, em casa, estreou na Serie A perdendo por 2 a 1 para o Cagliari, ainda em atuação confusa.

A Inter iniciou a temporada perdendo para o Milan na Supercopa da Itália, perdeu para o Palermo na estreia da Serie A e ainda perdeu, em casa, para o Trabzonspor na estreia na Liga dos Campeões, a maior zebra da primeira rodada da competição.

“Ninguém esperava um começo como esse”, afirmou Javier Zanetti. “Nós estamos desapontados, mas esse é só o começo. Eu sei que esse grupo pode reagir positivamente. Nós queremos vencer no sábado e brigar pela ponta. Durante a temporada, você tem momentos de dificuldade e nós esperamos que esse seja apenas um deles”, analisou o argentino, capitão dos nerazzurri.

O presidente Massimo Moratti assegurou o cargo de Gasperini, mas declarou à Gazzetta dello Sport que “uma linha de quatro jogadores atrás é melhor”, referindo-se ao 3-4-3 utilizado pelo técnico. Depois da derrota no domingo, Gasperini utilizou um novo esquema contra o Trabzonsor, que vinha sendo utilizado pelo time antes da sua chegada, o 4-3-1-2.

O time deve ter a volta de Diego Forlán entre os titulares, já que o uruguaio não atuou na quarta porque não pode ser inscrito na Liga dos Campeões. Maicon é baixa para a partida, assim como Cristian Chivu e Thiago Motta, todos machucados. O meia Dejan Stankovic ainda é dúvida, com um estiramento muscular. A escalação provável da Inter é: Júlio César, Jonathan, Andrea Ranocchia, Lúcio e Yuto Nagatomo; Javier Zanetti, Esteban  Cambiasso e Joel Obi; Wesley Sneijder; Giampaolo Pazzini e Diego Forlán.

O time de Gasperini tem como um dos principais problemas o sistema defensivo. Nos últimos dois jogos, o time levou cinco gols (quatro contra o Palermo, na Sicília, e um contra o Trabzonspor, em San Siro). A Inter não perde as duas primeiras partidas da Serie A desde 1983 e tentará repetir a temporada passada, quando venceu a Roma em Milão por 5 a 3. Além disso, a Inter tem uma sequência de 13 vitórias consecutivas em casa pela Serie A e está invicto desde a derrota para o Milan, no primeiro turno da temporada passada.

Na Roma, Luis Enrique mantém o 4-3-3 do time, que deve manter também uma escalação parecida com a que começou a partida contra o Cagliari, no último domingo. As baixas são apenas o zagueiro Juan e o lateral Cicinho, ambos machucados, mas que provavelmente não seriam titulares, e o lateral esquerdo José Ángel, expulso no primeiro jogo. O meia Erik Lamela se recupera de uma lesão no tornozelo e pode estar disponível para ficar no banco na partida.
A escalação provável Roma é: Maarten Stekelenburg; Aleandro Rosi, Nicolás Burdisso, Gabriel Heinze e Marco Cassetti; Simone Perrota, Daniele De Rossi e Miralem Pjanic; Marco Borriello, Francesco Totti e Fabio Borini.

“Eu estou otimista”, disse Luis Enrique. “Nós temos um bom grupo de jogadores. Nós apenas começamos o novo projeto, nós estamos ansiosos para trabalhar. Os resultados não chegaram ainda, mas tenho visto coisas que eu tenho gostado”, analisou o comandante giallorroso.

Depois de bons resultados na LC, Napoli e Milan se enfrentam no San Paolo

No Estádio San Paolo, o atual campeão Milan enfrenta o Napoli. Os rossoneri começaram a temporada com um empate em casa com a Lazio, no estádio San Siro, enquanto os Partonopei venceram o Cesena fora de casa. Além disso, as duas equipes conseguiram empates importantes fora de casa na Liga dos Campeões, contra o Barcelona e Manchester City, respectivamente.

“A moral está alta, apesar das lesões”, disse o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani à Sky Sport 24. “Para dizer que é uma partida decisiva para o scudetto é um pouco demais, dado que é apenas o segundo jogo da temporada”, afirmou.

O dirigente ainda falou sobre a rivalidade antiga com o Napoli, desde os anos 1980. “O Napoli voltou finalmente aos seus níveis, lembro das grandes partidas dos anos 1980, fantásticas, com Maradona, Careca, Giordano, Gullit, Van Basten, Baresi. Partidas memoráveis. O futebol italiano precisa do Napoli, que voltou finalmente aos mais altos níveis”, afirmou. “Será um campeonato muito equilibrado, mais de uma equipe pode vencer o título, entre elas o Napoli, mas obviamente também o Milan”, analisou.

A Juventus, por sua vez, que começou vencendo por 4 a 1 o Parma no seu estádio, enfrenta o Siena e deve poupar a sua principal estrela, Alessandro Del Piro, de 36 anos. Mirko Vucinic deve ser o seu substituto no ataque, junto com Alessandro Matri. A dúvida do técnico Antonio Conte é quem entra para a vaga do suspenso Paolo De Ceglie. Fabio Grosso pode entrar no time, ou o técnico pode improvisar o zagueiro Giorgio Chiellini na posição.

“Somos um time de guerreiros”, disse o meio-campista Arturo Vidal, que estreou em uma partida oficial marcando um gol na vitória sobre o Parma. “Nós temos o objetivo de vencer o scudetto esta temporada”, disse.

A Lazio, que empatou com o Milan na estreia, enfrentará o Genoa no estádio Olimpico.  Stefano Mauri, machucado, deve ficar fora da equipe. O jogador participou dos dois gols contra o Milan, mas não jogou conta o Vaslui, na quinta-feira, pela Liga Europa. O meio-campista Hernanes, um dos destaques do time, deve voltar aos titulares, depois de ser descansado no meio da semana. Miroslav Klose, outro que foi poupado na Liga Europa, começa no ataque do técnico Edy Reja.

Confira os jogos da 3ª rodada da Serie A:

Sábado, 17/set
Internazionale x Roma
Cagliari x Novara

Domingo, 18/set
Atalanta x Palermo
Bologna x Lecce
Catania x Cesena
Lazio x Genoa
Parma x Chievo
Siena x Juventus
Udinese x Fiorentina
Napoli x Milan