Uma grande exibição defensiva e dois gols de Edinson Cavani. Essa foi a receita do Napoli para vencer o poderoso Manchester City por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio San Paolo. A partida foi válida pela quinta rodada do Grupo A da Liga dos Campeões.

Com o resultado, o time italiano chega a oito pontos na tabela, assume a segunda colocação na chave, e precisa agora de uma simples vitória contra o Villarreal na última rodada para se classificar para as oitavas de final da competição. O City, por sua vez, precisa derrotar o Bayern Munique e torcer por um tropeço dos napolitanos.

A partida começou com o Manchester City dominando territorialmente e tendo mais posse de bola, mas desde o início o Napoli levava mais perigo quando atacava. Aos 11 minutos, Ezequiel Lavezzi tabelou com Edinson Cavani e finalizou com perigo de fora da área, para fora.

O time italiano seguia atacando com mais objetividade. Aos 17 minutos, Gökhan Inler acertou belo chute de fora da área e obrigou o goleiro Joe Hart a colocar a bola para escanteio. Na cobrança, Lavezzi bateu no primeiro pau e Cavani, com um leve toque de cabeça, abriu o placar.

Após o gol, o Napoli passou a se expor menos, aproveitando a vantagem que tinha. O City, por sua vez, buscava o ataque, mas não conseguia ameaçar muito. Até que, aos 33 minutos, Edin Dzeko fez jogada pela esquerda e cruzou. Salvatore Aronica afastou mal e a bola caiu nos pés de David Silva, que chutou para boa defesa de Morgan De Sanctis. No rebote, porém, Mario Balotelli empurrou para o gol vazio. 1 a 1.

Com o empate, os Citizens passaram a exercer forte domínio e quase ampliaram no fim da primeira etapa, com Aleksandr Kolarov, que avançou pela esquerda, recebeu bola de David Silva e finalizou com força, mas De Sanctis defendeu.

Após o intervalo, porém, o Napoli voltou a dominar e voltou a estar em vantagem aos quatro minutos, quando Cavani tabelou com Andrea Dossena, recebeu na grande área e finalizou de primeira, rasteiro, contando com a ajuda de Joe Hart, que falhou no lance.

Após o gol, o City se mandou com tudo para o ataque, encurralando o adversários e obrigando a defesa napolitana a trabalhar bastante. Aos poucos, porém, os Partenopei passaram a ter espaço para contra-atacar e perderam pelo menos três oportunidades para matar o jogo, com Lavezzi, Hamsik e Maggio. O time inglês também criou chances para empatar, mas as desperdiçou, duas vezes com Balotelli.

Ficha técnica

Napoli 2×1 Manchester City

Local: San Paolo, em Napoles (ITA)
Data: 22/nov, terça-feira
Árbitro: Damir Skomina (ESL)
Gols: Edinson Cavani aos 17´/1T e aos 4´/2T (Napoli), Mario Balotelli aos 33´/2T
Cartões amarelos: David Silva, Mario Balotelli, Aleksandr Kolarov e Vincent Kompany (Manchester City)

Napoli
Morgan De Sanctis, Hugo Campagnaro, Paolo Cannavaro e Salvatore Aronica ; Christian Maggio, Blerim Dzemalli, Gökhan Inler (Blerim Dzemali aos 14´/2T) e Andrea Dossena (Federico Fernández aos 42´/2T); Marek Hamsik, Ezequiel Lavezzi e Edinson Cavani (Goran Pandev aos 37´2T). Técnico: Walter Mazzarri.

Manchester City
Joe Hart, Pablo Zabaleta (Adam Johnson aos 40´/2T), Vincent Kompany, Joleon Lescott e Aleksandr Kolarov; Nigel De Jong (Samir Nasri aos 26´/2T), Yaya Touré, James Milner e David Silva; Edin Dzeko (Sergio Agüero aos 36´/2T) e Mario Balotelli. Técnico: Roberto Mancini