O sérvio Vladimir Petrovic foi anunciado nesta sexta-feira como novo técnico da seleção chinesa. Petrovic, de 52 anos, assinou por um ano e se tornou o substituto de Zhu Guanghu, demitido após a eliminação da China na fase de grupos da Copa da Ásia.

O contrato curto é sinal de que Ratomir Dujkovic, atual técnico da seleção olímpica, deverá ser promovido à equipe principal após os Jogos de Pequim.

Como jogador, Petrovic fez carreira no Estrela Vermelha durante os anos 70 e 80. Em 1982, disputou a Copa do Mundo da Espanha pela Iugoslávia. Foi auxiliar-técnico do time de Belgrado na conquista do título europeu de 1991, e em 2004, como treinador da seleção sub-21 da Sérvia, chegou à final do Europeu da categoria.

Petrovic chegou ao futebol chinês em 2005, ano em que se sagrou campeão nacional com o Dalian Shide. Ele pediu demissão no último mês de junho, com o time em sexto lugar no campeonato e fora da Liga dos Campeões da Ásia.

A China inicia sua campanha nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 em outubro, quando enfrenta Mianmar em partidas de ida e volta pela fase preliminar.