Serie A

Roma gasta alto com Shomurodov, mas ganha um atacante que pode se encaixar bem com Mourinho

Aos 26 anos, Shomurodov chega valorizado à Roma depois de pintar na Serie A com o Genoa na temporada passada

A Roma atravessa um momento de renovação, sob as ordens de José Mourinho, e busca novas peças para ganhar força na Serie A. A contratação mais cara desta pré-temporada foi confirmada pelos giallorossi nesta segunda-feira, com a compra de Eldor Shomurodov. O uzbeque de 26 anos vem de uma boa temporada com o Genoa, depois de brilhar no Campeonato Russo com a camisa do Rostov. Os romanistas desembolsaram €17,5 milhões pelo negócio e ganham uma alternativa ofensiva interessante, pensando na possibilidade de usar o novato como seu homem de referência na frente.

Shomurodov despontou no Bunyodkor, um dos clubes mais vitoriosos do Uzbequistão. Aos 22 anos, o atacante arrumou as malas para a Rússia e defendeu o Rostov. Foram três temporadas completas com os auriazuis, virando titular mesmo em 2019/20 e se tornando um dos destaques do clube. Foi o que chamou atenção do Genoa para o negócio firmado em 2020/21. Os rossoblù não se arrependeram, com os oito gols anotados pelo centroavante em 31 aparições na última Serie A. A maioria dos tentos veio numa ótima reta final de campanha do jogador, que se alternou entre titulares e reservas.

Com a venda desta semana, o Genoa quase dobrou seu investimento inicial, após desembolsar €9 milhões pelo negócio a menos de um ano. A Roma paga um preço alto, considerando o pouco tempo que Shomurodov atuou nas grandes ligas até o momento. Ainda assim, os giallorossi ganham uma cobertura importante em seu elenco. O uzbeque atuou durante a temporada passada como homem de referência no ataque, embora também possa aparecer como ponta. Vira uma alternativa a Borja Mayoral e Edin Dzeko, ainda mais com as discussões sobre uma possível saída do bósnio nesta janela de transferências.

Independentemente da situação dos companheiros, Shomurodov parece ser importante até pelo encaixe que pode ter no estilo de jogo praticado por José Mourinho. O centroavante tem boa capacidade física e contribui bastante para os combates no campo de ataque. Alto, marcou muitos gols de cabeça na Rússia. No Genoa, em compensação, se sobressaiu pela maneira como rompeu as defesas em velocidade e superou os marcadores no mano a mano. Para a maneira pragmática como o treinador costuma armar suas equipes, o uzbeque parece ser uma adição valiosa, diante de suas virtudes.

Shomurodov é a segunda novidade da Roma nesta janela de transferências, após a contratação de Rui Patrício para a meta dos giallorossi. O clube também comprou em definitivo o zagueiro Roger Ibañez e o lateral Bryan Reynolds. Além disso, há uma leva de nomes que voltam de empréstimo. Por outro lado, os romanistas cederam por empréstimo atletas como Pau López, Cengiz Ünder e Justin Kluivert.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo