Serie A

Foi sofrido, mas Torino escapou do rebaixamento com empate contra Lazio

Granata conseguiu o ponto que precisa no Estádio Olímpico e, com isso rebaixou o Benevento à segunda divisão, mas tem muito a melhorar para a próxima temporada

Os torcedores do Torino finalmente poderão dormir em paz, ao menos até o início da próxima temporada. O clube conseguiu o ponto que precisava para escapar do rebaixamento em um sofrido empate com a Lazio por 0 a 0, suficiente para abrir quatro pontos do Benevento a uma rodada do fim. Assim, o Granata está salvo em uma temporada que é para esquecer. Os grenás tomaram uma goleada história do Milan na semana passada, que deixaram uma impressão muito ruim. Escapar, portanto, era primordial.

O jogo era adiado da 25ª rodada, depois que o elenco do Toro teve um surto de COVID-19 e a autoridade local de saúde recomendou que o clube de Turim não viajasse para a capital. A Lazio tentou a vitória por WO, mas perdeu no pedido que fez. A data encontrada, em meio a um calendário maluco, foi esta, logo antes da última rodada, que acontece no domingo.

A Lazio não tinha mais pelo que lutar na Serie A, já que está garantida no sexto lugar e não muda mais de posição. Só que havia uma motivação enorme para o Torino, que precisava de um ponto para evitar o rebaixamento sem precisar da última rodada, quando terá um confronto perigoso contra o Benevento, seu adversário direto contra o descenso. Seria um duelo dos mais perigosos. Agora, o jogo não terá mais relevância na disputa contra o rebaixamento.

Se para a Lazio não havia motivação, para o seu técnico, Simone Inzaghi, significava tentar ajudar o irmão, Filippo Inzaghi, que é o técnico do Benevento. Vencer o jogo faria com que o Benevento pudesse escapar do rebaixamento no confronto direto na última rodada.

Os laziales tinham muitos desfalques. Serej Milinkovic-Savic, Joaquin Correa, Felipe Caicedo e Francesco Acerbi não estiveram em campo. Vedat Muriqi foi titular da partida e foi dele a primeira chance de gol, mas acabou desperdiçando. Ele também finalizou com perigo e exigiu uma boa defesa do goleiro Salvatore Sirigu, mas o lance acabaria anulado por impedimento.

Ciro Immobile também deu trabalho à defesa do Torino, mas sua finalização foi bloqueada por Nicolas N’Koulou. Ele balançaria a rede no fim do primeiro tempo, mas o árbitro anularia o tento marcando falta do atacante sobre Nkoulou. A Lazio era melhor e Luis Alberto teve outra chance, mas viu o goleiro Sirigu espalmou para o alto. Muriqi tentaria de novo, mas novamente Nkoulou, que fez grande partida, se colocou à frente do chute e bloqueou.

O Torino também assustou. Sanabria avançou, depois de Andrea Belotti ter sido derrubado, e Thomas Strakosha precisou fazer uma boa defesa. A Lazio reclamou de um pênalti em Muriqi, aos 20 minutos do segundo tempo, quando Cristian Ansaldi teria empurrado o atacante dentro da área, em um lance similar à falta marcada de Immobile sobre Nkoulou, no primeiro tempo.

O jogo se complicou para o Torino aos 38 minutos do segundo tempo. O árbitro marcou um pênalti discutível sobre Immobile, em um lance com Nkoulou. Havia dúvida se ele estava impedido, mas o VAR confirmou que a posição era legal. O lance pareceu leve demais para ser marcada a falta, mas o pênalti foi confirmado. Immobile, porém, desperdiçou a cobrança e manteve o Toro com esperanças.

Com pressão até o final, a Lazio mostrou que não desistiria e quase conseguiu um gol aos 51 minutos, em um peixinho de Manuel Lazzari, que acabou errando o alvo. O jogo, enfim, terminaria em 0 a 0, o que faria com que os jogadores, comissão técnica e dirigentes do clube comemorassem.

Acaba sendo um trabalho de sucesso de David Nicola, que conseguiu evitar que o Torino caísse. Ele assumiu o comando do time em janeiro e dirigiu a equipe em 19 partidas – todo o returno. Foram cinco vitórias, oito empates e seis derrotas. Foi uma temporada terrível para o Torino e que precisará ser revista urgentemente. Mas, ao menos, o planejamento de reformulação poderá ser feito na Serie A, o que é muito melhor do que fazer na Serie B.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo