Serie A

Donnarumma: “Chegou o momento de dizer adeus ao Milan”

Eleito o melhor jogador da Euro 2020, Donnarumma publicou post no Instagram se despedindo do Milan e dizendo que o clube estará para sempre no seu coração

O goleiro Gianluigi Donnarumma se despediu do Milan nesta quarta-feira. Em uma publicação no seu Instagram, o goleiro falou sobre o sentimento que tem pelo clube e os oito anos que passou defendendo as cores rossoneri. Um fenômeno que estreou na Serie A aos 16 anos, em 2015, quando entrou no time para não sair mais. Titular do time desde então, o goleiro se tornou um dos melhores da sua posição no mundo, o que se consolidou na Euro 2020, quando acabou eleito o melhor jogador do torneio depois do título da Itália conquistado nos pênaltis. Aliás, a cena que ele não comemora depois de defender o último pênalti de Saka chamou a atenção e ele mesmo explicou que na verdade não sabia que a disputa tinha terminado.

LEIA TAMBÉM: Como os ingleses ajudaram a estabelecer o futebol na Itália e influenciaram alguns dos maiores clubes do país

Os relatos de jornais como o L’Equipe indicam que Donnaruma irá assinar contrato com o PSG ainda nesta semana, quando também deve ser apresentado no clube francês. Por lá, a concorrência será forte: terá pela frente o costarriquenho Keylor Navas, que brilhou pelo Real Madrid e está no PSG desde 2019. É um goleiro confiável e, por isso mesmo, se houver uma competição de fato, o italiano talvez comece a sua trajetória no novo clube no banco de reservas.

“Algumas escolhas são difíceis, mas eles são parte do crescimento como homem”, escreveu Donnarumma em seu Instagram. “Eu cheguei ao Milan quando eu era pouco mais que uma criança, por oito anos eu vesti esta camisa com orgulho, nós lutamos, sofremos, vencemos, choramos, celebramos junto com meus companheiros de time, meus técnicos, todos aqueles que foram parte do clube junto com os torcedores que são parte integral do que por muitos anos foi uma família”.

“Eu também conquistei objetivos pessoais importantes com a camisa rossonera, como minha estreia na Serie A aos 16 anos. Eu vivi anos extraordinários que nunca irei esquecer. Agora o momento chegou de dizer adeus, não foi uma escolha fácil de ser tomada, de modo algum, e um post certamente não é o suficiente para explicar, ou talvez eu nunca possa explicar por que os sentimentos mais profundos são difíceis de explicar com palavras”, continuou o goleiro.

“O que eu posso dizer é que às vezes é a coisa certa escolher uma mudança, encarar diferentes desafios, crescer e se tornar mais completo. Todos os rossoneri que eu conheci, do primeiro ao último time, estarão no meu coração como uma parte fundamental da minha jornada pela vida profissional que me tornou o que eu sou hoje. Eu desejo ao Milan todo sucesso possível e eu faço isso com todo meu coração, pelo carinho que me liga a estas cores, um sentimento que a distância e o tempo não podem mudar”.

O empresário de Donnarumma é Mino Raiola, um dos mais complicados para se negociar. Todas as renovações de contrato do goleiro com o Milan se tornaram uma novela e o seu agente sempre ameaçava tirá-lo de Milão se as suas demandas não fossem atendidas. Desta vez, aconteceu e o Milan decidiu não ceder aos caprichos de Raiola, cortando as negociações.

Em maio, após o fim da temporada, o Milan anunciou pela voz do seu diretor Paolo Maldini que não renovaria o contrato de Donnarumma. Mais do que isso: já anunciou o seu substituto, Mike Maignan, do Lille. Restou buscar o PSG, embora tenham sido especulados diversos clubes. Com muitos deles já com goleiros estabelecidos e alguns dos clubes com folhas salariais muito inchadas (estamos falando com vocês, Real Madrid e Barcelona).

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo