BundesligaCopa Africana de NaçõesLa LigaMundoPremier LeagueSerie A

Decisão da Copa Africana e confrontos da elite da Serie A

O carnaval pode até parar o Brasil nos próximos dias, mas não altera a rotina do futebol internacional, que continua a toda. O final de semana é especial, guardando até mesmo uma decisão: responsáveis pela eliminação precoce da atual campeã Zâmbia durante a primeira fase, Nigéria e Burkina Faso se enfrentam para ver quem é o novo dono da Copa Africana de Nações. Enquanto isso, as ligas nacionais também apresentam bons jogos, com destaque para a Serie A e para a Premier League. Confira:

 

O jogão

Nigéria x Burkina Faso
Domingo, 16h30

Dois anos e meio depois, o Soccer City volta a receber uma decisão internacional. Nigéria e Burkina Faso disputarão não apenas o título da Copa Africana de Nações de 2013, como também uma vaga na Copa das Confederações de 2013 – o vencedor entrará no Grupo B, ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti. Os nigerianos irão para a sua sétima final continental, tentando recuperar a taça que não levantam desde 1994, quando contavam com a geração mágica de Jay-Jay Okocha, Rashidi Yekini e Sunday Oliseh. Já os burquinenses registram sua melhor campanha na história do torneio, azarões em sua primeira decisão.

Nigéria não fez uma primeira fase tão esplendorosa, mas pegou embalo a partir dos mata-matas, eliminando a favorita Costa do Marfim e goleando Mali. Liderados por Victor Moses, Emmanuel Emenike e Obi Mikel, as Super Águias ainda têm um incentivo curioso: a Associação Nacional de Prostitutas prometeu uma semana de sexo grátis em caso de título. Ainda assim, a equipe precisa deixar a empolgação de lado ao encarar Burkina. Os Garanhões passaram por Togo na prorrogação e por Gana nos pênaltis. Pelo primeiro turno, os finalistas empataram em 1 a 1, com os perigosos Jonathan Pitroipa e Alain Traoré arrancando o empate burquinense aos 49 minutos do segundo tempo.

Fique de olho também

Real Madrid x Sevilla
Sábado, 19h

Depois de mais uma derrota, o Real Madrid permanece jogando pela honra em La Liga, já que os 16 pontos de distância para o Barcelona tornam o sonho do título praticamente impossível. No Santiago Bernabéu, a principal motivação da torcida será assistir à exibição de Cristiano Ronaldo, que quebrou a excelente sequência de atuações ao marcar contra as próprias redes ante o Granada. O Sevilla, por sua vez, ocupa apenas a décima posição, mas tem a esperança de repetir a vitória de setembro, quando anotou 1 a 0 no Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán.

Bayern Munique x Schalke 04
Sábado, 15h30

Bayern e Schalke não sustentam a maior rivalidade da Alemanha, ainda que historicamente os clubes mantenham uma rixa pela importância nos campeonatos nacionais. Os bávaros permanecem liderando com sobras a Bundesliga, com três vitórias consecutivas desde o início do returno. Enquanto isso, o Schalke aparece em uma modesta sexta colocação, tentando entrar ao menos na zona de classificação à Champions. No primeiro turno, 2 a 0 para os bávaros dentro da Veltins Arena.

Juventus x Fiorentina
Sábado, 15h00

Embora não sejam as cidades entre os clubes não sejam tão próximas, Juventus e Fiorentina sustentam uma rivalidade forte entre os seus torcedores desde a década de 1980 – quando confrontos polêmicos e a venda de Roberto Baggio aos bianconeri acirraram os ânimos. A Vecchia Signora não tem empolgado tanto nos últimos jogos, mas mantém a liderança da Serie A. Já a Viola tenta recuperar a forma perdida desde o início do ano, após ser considerada uma das sensações do primeiro turno da liga.

Lazio x Napoli
Sábado, 17h45

O confronto entre o segundo e o terceiro colocado da Serie A não vale posição na tabela, já que o Napoli aparece seis pontos à frente. Contudo, a Lazio tem uma ótima oportunidade de se recuperar, após sequência de três jogos sem vitória, ainda mais diante do possível retorno de Hernanes. Por outro lado, os partenopei tentam ultrapassar a Juventus na liderança da Serie A. Para tanto, esperam contar com Edinson Cavani tão inspirado quanto no primeiro turno, quando anotou hat-trick em San Paolo.

O reencontro

Manchester United x Everton
Domingo, 14h

O United sofreu um choque de realidade em Goodison Park em sua estreia na Premier League. Em atuação coletiva impecável, o Everton venceu por 1 a 0 e provou que estava pronto para uma boa campanha nesta temporada. Desde então, os Red Devils souberam se recobrar do revés e dispararam na liderança, enquanto os Toffees seguem brigando pelas competições continentais. No último jogo em Old Trafford, memorável empate por 4 a 4 – que, segundo Alex Ferguson, tirou as chances de título do clube na última temporada.

Vale uma zapeada

Confira a programação de TV

Tottenham x Newcastle
Sábado, 10h45

Tottenham e Newcastle estão a 11 posições de distância na Premier League, mas prometem um bom jogo em White Hart Lane. Brigando por uma vaga na Liga dos Campeões, os Spurs não perdem há nove jogos na competição e contam com fase inspiradíssima de Gareth Bale, decisivo com seus gols. Do outro lado, os Magpies colhem os resultados dos investimentos feitos na janela de transferências e somam duas vitórias, a última delas com virada sobre o Chelsea nos minutos finais. O último confronto sem gols entre os times aconteceu em 1971.

O clássico

Verona x Vicenza
Sábado, 12h

O Dérbi do Vêneto remonta à rivalidade existente entre as cidades desde a Idade Média. Em um dos episódios mais curiosos da briga, Vicenza reivindica as origens de “Romeu e Julieta”, (história que se passa em Verona), já que William Shakespeare teria se baseado em conto escrito por um autor vicentino. Os clubes reverteram as animosidades para os campos de futebol a partir de 1910 e, desde então, já duelaram 92 vezes. O Verona ocupa a terceira colocação na Serie B e sonha em retornar à elite italiana, da qual não fazem parte desde 2002, enquanto o Vicenza atualmente aparece na zona de rebaixamento.

O cara

Jack Wilshere
Sunderland x Arsenal
Sábado, 13h

Depois de perder uma temporada completa por culpa das lesões, Wilshere está de volta à melhor forma com o Arsenal. O camisa 10 não foi titular em apenas cinco partidas dos Gunners desde o fim de setembro. Já na última quarta, o prodígio impressionou pela atuação na vitória da Inglaterra sobre o Brasil em Wembley. De volta ao clube, dará equilíbrio ao meio-campo dos londrinos, que tentam engrenar uma boa sequência na Premier League para voltar à zona de classificação à Liga dos Campeões – atualmente, estão em sexto.

O brasileiro

Léo Baptistão
Rayo Vallecano x Atlético de Madrid
Domingo, 18h

Qual o atacante brasileiro com mais gols nas cinco principais ligas europeias? Léo Baptistão. O jogador de 20 anos está longe de ser badalado no país de origem, mas tem feito sucesso em La Liga com o Rayo Vallecano. São seis gols e seis assistências do paulista, que chegou a jogar com Neymar nas categorias de base da Portuguesa Santista e atua na Espanha desde 2009. Baptistão terá chance de mostrar serviço no dérbi contra o Atlético de Madrid, que contratou seus serviços para a próxima temporada.

Passe longe

Bolívar x Real Potosí
Sábado, 18h

O Real Potosí ficou famoso no Brasil pelos insalubres confrontos pela Copa Libertadores, exigindo que seus adversários subissem 4 mil metros até o Estádio Victor Agustín Ugarte. Embora tenha uma história mais vitoriosa, o Bolívar também sempre causou mais temores pelo desafio da altitude de La Paz. No entanto, em duelo de duas equipes acostumadas com o ar rarefeito, fica difícil esperar por um bom futebol, principalmente quando elas estão estacionadas no meio da tabela do Campeonato Boliviano.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo