Serie A

A Atalanta faz mais uma aposta interessante no mercado ao investir em Lovato, zagueiro da Itália Sub-21

Depois de uma boa temporada com o Verona, o beque de 21 anos chega para ser talhado por Gasperini

Poucos clubes fazem um trabalho de observação de talentos na Europa como a Atalanta. O sucesso da Dea é calcado no estilo de jogo proposto por Gian Piero Gasperini, claro, mas também numa precisão imensa da diretoria no mercado de transferências. E a Dea anunciou mais uma aposta para seu futuro neste sábado, ao acertar a contratação do zagueiro Matteo Lovato. Jogador da seleção italiana sub-21, o garoto de 21 anos esteve entre as revelações do Verona na Serie A passada. Veio por €8 milhões, tornando-se o zagueiro mais caro já comprado pelos Orobici.

Cria da base do Genoa, Lovato não chegou a atuar profissionalmente com os rossoblù. Passou pelo Padova na Serie C e virou aposta do Verona. Na última edição da Serie A, o garoto disputou 24 partidas pelos gialloblù. Ganhou a posição como titular e só perdeu espaço por conta de uma lesão no final da temporada. Ainda assim, apresentou qualidades na construção de jogo e chamou atenção da Atalanta, até pela forma como poderia se encaixar no estilo dos nerazzurri. A participação no último Campeonato Europeu Sub-21 como titular da Itália também ajudou a valorizá-lo.

A contratação de Lovato atende um padrão na Atalanta. O clube identifica potencial em jogadores jovens e investe para desenvolvê-los rumo ao seu melhor. Assim, colhem os frutos na equipe principal e também no mercado de transferências para uma venda futura. A lista de jogadores sub-23 contratados pela Dea nos últimos anos é extensa. E inclui vários nomes que vingaram em Bérgamo, seguindo ou não no elenco atual – como Joakim Maehle, Bryan Cristante, Timothy Castagne, Hans Hateboer, Robin Gosens, Matteo Pessina, Remo Freuler, Mario Pasalic e Franck Kessié.

Lovato ainda precisará passar por um processo e Gasperini costuma gerir bem o tempo dos novatos rumo à afirmação na equipe principal. Adicionar um novo zagueiro jovem é importante, até pensando no risco de perder Cristian Romero. O argentino é um nome badalado no atual mercado de transferências e pode acabar em novo destino. Lovato parece precaver os Orobici sobre os próximos passos, mesmo que a saída do argentino deva resultar na compra de outro beque mais adaptado ao alto nível.

O mercado da Atalanta é positivo até o momento. O clube trouxe também o lateral esquerdo Giuseppe Pezzella, emprestado pelo Parma. Já o principal negócio foi a compra do goleiro Juan Musso, um dos melhores da Serie A passada na meta da Udinese. Também há uma longa lista de atletas que retornam de empréstimo e podem ser aproveitados – como o atacante Roberto Piccoli, de 20 anos, que estava no Spezia.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo