O Barcelona venceu a dura concorrência do Bayern de Munique e anunciou a contratação de Sergiño Dest. O lateral, de apenas 19 anos, foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (2) e deverá se tornar o primeiro jogador norte-americano a estrear com a camisa do Barça. Em sua coletiva de apresentação, Dest explicou sua escolha: “O Bayern é um grande clube, mas eu simplesmente segui meu coração”.

Ao longo de 36 partidas na temporada passada, Dest deu uma amostra de seu potencial com a camisa do Ajax. O jovem lateral mostrou capacidade notável principalmente no apoio ofensivo, somando cinco assistências em 20 jogos na Eredivisie. Se juntarmos todas as competições, foram seis passes para gols além de dois tentos marcados em 36 jogos, números bastante positivos para um lateral.

Dest é um nome para o futuro e chega ao Barça para, inicialmente, ser banco do experiente Sergi Roberto. No entanto, o caminho para o seu desenvolvimento está marcado, e os € 21 milhões pagos pelos blaugranas para contar com o jogador indicam qual a projeção para ele.

O Bayern de Munique por um bom tempo tentou sua contratação. Mesmo contando com Benjamin Pavard para a posição, além de Kimmich, que embora tenha jogado mais como meio-campista recentemente também costuma brilhar no setor, os bávaros entendiam, assim como o Barça, que Dest seria um investimento válido para o futuro. Porém, como alguém que cresceu vendo Lionel Messi e companhia brilhar, a escolha do jovem jogador não é uma grande surpresa.

“O Barcelona é a decisão certa para mim. É um sonho que se torna realidade. Significa muito para mim, porque sou o primeiro norte-americano a vestir esta camisa, e me sinto muito honrado”, comentou.

“Quero muito começar a jogar nesta equipe. É o clube dos sonhos para mim. Estou muito feliz de estar aqui e que vocês estejam convencidos de que eu sou o lateral direito certo para este time. Darei meu melhor para alcançar todo meu potencial, para fazer o meu melhor pelo time e para vencer títulos, a Champions League e La Liga.”

Mesmo tão jovem, Dest já tem três partidas realizadas pela equipe principal dos Estados Unidos, sendo um dos nomes mais destacados dentro da nova geração norte-americana, que conta com talentos como Giovanni Reyna, Weston McKennie e Tyler Adams.

Bastante ofensivo, o norte-americano tem como principais características o drible e a subida ao ataque, entrando com alguma frequência na área adversária. Por outro lado, não se destaca exatamente por sua contribuição ofensiva, embora haja margem para bastante aprendizado aí.

Longe de ser um produto finalizado, Dest precisa ser lapidado. Não chega para causar um impacto imediato, mas tem um grande teto de potencial e, sendo norte-americano, pode reforçar uma importante relação comercial do Barcelona com um mercado que ainda tem espaço para crescer.