O dérbi basco viveu uma semana histórica. A quinta-feira será sempre lembrada na Copa do Rei como o dia em que os dois principais representantes da região despacharam Barcelona e Real Madrid. As chances de um clássico na decisão seguem vivas após o sorteio das semifinais. E, já no domingo, Real Sociedad e Athletic Bilbao puderam celebrar o momento em jogo pelo Campeonato Espanhol – no primeiro encontro desde a reinauguração completa do reformado Estádio de Anoeta. Os bascos estabeleceram o novo recorde de público do local, com 36,7 mil espectadores, que acompanharam o triunfo da Real por 2 a 1.

E o mais bacana do clássico é que, mesmo às portas de uma virtual decisão da Copa do Rei, o clima amigável permanece nas arquibancadas. Embora sejam dois rivais históricos, que carregam uma grande tradição de jogos pegados, Real Sociedad e Athletic mantêm ótimas relações além das quatro linhas – até pelo peso de ambos os times como símbolos do País Basco, sobretudo em tempos passados de supressão à identidade regional. O alvirrubro não tem problemas de se misturar ao alviazul nas tribunas, ainda mais quando as cores vivas são as da Ikurriña – a bandeira basca.

A boa relação era palpável em Anoeta no domingo e rendeu um vídeo bem legal no programa El Día Después, do Canal+. Vale conferir – e esperar que as imagens possam se repetir dentro de algumas semanas, numa ocasião ainda mais importante: