O Barcelona passou sem dificuldades pelo Villarreal na sua estreia no Campeonato Espanhol. Jogando no Camp Nou, os blaugranas venceram por 5 a 0, com uma grande atuação de Thiago Alcântara, que marcou um e deu passe para outros dois gols. Cesc Fàbregas, que começou jogando, e Lionel Messi, como sempre, foram outros destaques da equipe catalã.

Sem o lateral direito Daniel Alves, suspenso, o técnico Pep Guardiola levou a campo uma formação que deixou o público confuso. Nenhum zagueiro de origem foi escalado e uma linha de três defensores foi formada por Javier Mascherano, Sergio Busquets e Eric Abidal. Seydou Keita, Thiago Alcântara, Andrés Iniesta e Cesc Fàbregas. No ataque, Pedro Rodríguez, Alexis Sánchez e Lionel Messi.

Na prática, Pedro e Alexis Sánchez compunham os lados do campo como alas, voltando para receber e atuando bem abertos. No meio-campo, um losango, com Keita na parte de baixo e Fàbregas na parte da frente.

Aos 16 minutos, Messi recebeu dentro da área, girou e bateu de pé esquerdo, para defesa de Diego López. Na cobrança do escanteio, Sergio Busquets subiu bem e a bola tocou no travessão antes de sair.

Com a tradicional troca de passes e movimentação constante, o Barcelona conseguiu abrir o placar aos 24 minutos do primeiro tempo. Thiago Alcântara, que tinha aparecido pouco até este momento do jogo, veio cortando pelo meio, puxando da direita para a esquerda, e finalizou de fora da área, de pé canhoto. A b ola foi no cantinho, rasteiro, sem chance: 1 a 0 Barça.

O Barcelona chegou ao segundo gol em uma jogada que foi tentada duas vezes e que já tinha funcionado no jogo da Supercopa da Uefa, contra o Porto. Messi, trabalhando como armador, lança rasteiro em profundidade para Fàbregas, livre, passar pelo goleiro e tocar para o fundo da rede. Primeiro gol do meia no Campeonato Espanhol.

No início do segundo tempo, logo a dois minutos, o Barcelona marcou o terceiro gol. Em lançamento de Thiago para Alexis Sánchez nas costas da defesa, o chileno avançou e chutou cruzado para marcar 3 a 0.

Aos seis minutos, Iniesta recebeu pelo meio, fez o lançamento em profundidade para Messi sair na cara do gol, passar pelo goleiro e tocar para o gol vazio. Mais um do Barcelona: 4 a 0.

Com o jogo dominado e tranquilo, o Barça trocava passes sem pressa. Até que, aos 29, Messi abriu o jogo para Thiago na direita, o meia cruzou rasteiro para o argentino, como centroavante, para o fundo do gol. Foi o segundo do camisa 10 na partida.

Confira as partidas da 1ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado, 27/ago
Sporting 1×2 Real Sociedad
Valencia 4×3 Racing
Granada 0x1 Betis

Domingo, 28/ago
Atlético de Madrid 0x0 Osasuna
Athletic Bilbao 1×1 Rayo Vallecano
Mallorca 1×0 Espanyol
Getafe 1×1 Levante
Zaragoza 0x6 Real Madrid
Sevilla 2×1 Málaga

Segunda, 29/ago
Barcelona 5×0 Villarreal