O técnico André Jardine divulgou a sua primeira lista de convocados depois da classificação a Tóquio-2020 no pré-olímpico. Sem as muitas restrições de convocar jogadores que atuam na Europa, a lista tem vários jogadores que vem de clubes europeus. Entre os principais estão o lateral direito Emerson, os meio-campistas Douglas Luiz e Lucas Paquetá, e os atacantes Gabriel Martinelli e Vinícius Júnior. Nenhum desses jogadores esteve no pré-olímpico.

Gabriel Martinelli tem passaporte italiano e, por isso, foi sondado pelo país europeu para defender a Azzurra. Isso ainda não aconteceu e a CBF, depois de tentar chamá-lo para o pré-olímpico, o convoca para amistosos. Isso, porém, não impede que ele seja chamado pela Itália.

Mesmo jogando em jogos de categorias de base e até amistosos pelo time principal, ele ainda pode mudar a sua ligação para outro país que tenha passaporte, como é o caso de Martinelli com a Itália. Para ser definitivo, Martinelli precisa atuar em uma competição oficial pelo time principal, como Eliminatórias da Copa ou Copa América.

Lucas Paquetá, que esteve em amistosos em 2019, foi chamado para jogar pela seleção olímpica. Emerson, outro que foi chamado para estar no pré-olímpico e não foi liberado, foi chamado e deve ser o titular. É um jogador que tem potencial e poderia estar inclusive na seleção principal, no lugar de Danilo, que não tem jogado na Juventus e não conseguiu aproveitar as chances que teve na seleção.

Douglas Luiz é outro que aparece na lista e não esteve no pré-olímpico. O ex-jogador do Vasco, que joga pelo Aston Villa, vinha sendo importante no time olímpico em amistosos. No ataque, Vinícius Júnior, do Real Madrid, também foi chamado. O atacante, de 19 anos, foi destaque do Real Madrid no clássico com o Barcelona.

Os amistosos seriam em Dubai, nos Emirados Árabes, contra Coreia do Sul e Egito, nos dias 26 e 29 de março. Os jogos foram cancelados por preocupações com o Coronavírus, tanto dos países adversários quanto do país-sede, no Oriente Médio. O coordenador das seleções de base, o ex-jogador Branco, anunciou que a CBF está trabalhando para marcar os amistosos com outros adversários e que os jogos devem ser no Brasil.

Confira a lista de convocados da seleção olímpica do Brasil: 

Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino), Lucas Perri (São Paulo) e Phelipe (Grêmio);

Zagueiros: Gabriel (Lille-FRA), Ibañez (Roma-FRA), Luiz Felipe (Lazio-FRA) e Lyanco (Torino-ITA);

Laterais: Emerson (Betis-ESP), Guga (Atlético Mineiro), Ayrton Lucas (Spartak Moscou-RUS) e Caio Henrique (Grêmio);

Meio-campistas: Douglas Luiz (Aston Villa-ING), Lucas Paquetá (Milan-ITA), Matheus Henrique (Grêmio), Maicon (Shakthar Donetsk-UCR), Pedrinho (Corinthians), Reinier (Real Madrid-ESP) e Wendel (Sporting-POR);

Atacantes: Antony (São Paulo), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING), Matheus Cunha (Hertha Berlim-ALE), Paulinho (Bayer Leverkusen-ALE) e Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP).