O Famalicão vinha sendo uma das boas surpresas do Campeonato Português antes da paralisação pela pandemia do coronavírus e, aparentemente, não perdeu o gosto por causas surpresas. No retorno da liga, o clube do distrito de Braga, derrubou o líder Porto, em casa, ao vencer por 2 a 1. Com isso, abriu o campeonato, já que o Benfica pode tomar a liderança se vencer seu jogo, nesta quinta-feira, contra o Tondela.

Depois de um intervalo empatado por 0 a 0, o segundo tempo começou agitado. Aos três minutos, o goleiro Agustin Marchesin recebeu uma bola recuada e, depois de ser pressionado, despachou errado e deu no pé do meia Fábio Martins, que não titubeou: de primeira, tocou para o gol vazio sem nem dominar: Famalicão 1 a 0. O erro do goleiro acabou sendo comprometedor para os Dragões.

O porto conseguiu empatar aos 29 minutos. Depois de um cruzamento de Sérgio Oliveira, Tecatito Corona dominou com o pé direito e finalizou com o esquerdo, no canto do goleiro, forte: 1 a 1 no Estádio Municipal de Famalicão. O lateral mexicano, junto com os meias centrais Danilo Pereira e Sérgio Oliveira, foram os melhores em campo pelo lado portista.

Com o go de empate, havia a expectativa se o Porto conseguiria a virada. A vitória garantiria a manutenção da liderança no Campeonato Português. Só que nem deu tempo para sonhar muito alto. Só quatro minutos depois, Pedro Gonçalves recebeu a bola e, na intermediária ofensiva, pelo lado esquerdo, fintou para o meio e chutou colocado, com categoria, no canto de Marchesin – que não falhou, mas poderia ter feito melhor, sem dúvida. Com isso, Famalicão 2 a 1, aos 33 minutos do segundo tempo.

A atuação, em geral, foi bastante fraca. Além do goleiro Marchesin, Pepe fez uma má partida, errando muito e fazendo muitas faltas, Luis Díaz não esteve inspirado, exceto por um drible que acertou dentro da área, e Moussa Marega não conseguiu ser o jogador perigoso que por vezes consegue ser na liga portuguesa.

A derrota deixa o Porto seriamente ameaçado de perder a liderança, se o Benfica cumprir o favoritismo e vencer o Tondela, 14º colocado no Campeonato Português. O Benfica tem 59 pontos, um ponto a menos que o Porto. Se vencer, fica dois pontos à frente. Depois desta rodada, restarão outras nove até o fim da temporada.

Para o Famalicão, a temporada segue sendo um sonho. O time ocupa atualmente a quinta posição, com 40 pontos, dois atrás do Sporting. Com isso, ainda sonha até com uma vaga na Liga Europa, reservada ao terceiro e quarto colocados da liga portuguesa. Para um time que pensava em tentar não ser rebaixado, está mais do que no lucro. Veremos até onde vai o sonho deste pequeno clube do norte de Portugal.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore