O zagueiro Dejan Lovren não é mais jogador do Liverpool. Aos 31 anos, o croata assinou contrato com o Zenit, da Rússia em transferência definitiva por £ 11 milhões (€ 12 milhões, aproximadamente). Nas últimas temporadas, o jogador tinha se tornado opção como reserva desde a chegada de Virgil Van Dijk, que passou a formar a dupla titular com Joel Matip. Sua saída abre espaço para o clube buscar um novo zagueiro para compor o elenco e o permitirá atuar com mais frequência.

“Nós podemos confirmar que Lovren foi para o Zenit em transferência permanente. Todos nos Reds gostariam de agradecer Dejan por sua brilhante contribuição ao longo doa nos e desejar a ele o melhor em seu novo desafio”, diz comunicado do Liverpool informando a transferência.

O Liverpool contratou Lovren junto ao Southampton em 2014 por £ 20 milhões (€ 25,3 milhões). Ele chegou para ser titular e assim foi, mas o zagueiro nunca passou confiança aos torcedores. Ao longo do tempo, o Liverpool buscou alternativas e, mesmo no banco de reservas, Lovren tinha dificuldades, porque ficou atrás também de Joe Gomez como opção para o time. Na atual temporada, ele atuou apenas 15 jogos.

Sua história é de um sobrevivente. Nascido na região da Bósnia, antiga Iugoslávia, sua família fugiu para a Alemanha, onde viveu como refugiado. A sua família foi uma das vítimas da Guerra dos Bálcãs, mas tiveram a sorte de conseguir escapar com vida. Foi na Alemanha que cresceu e se tornou jogador de futebol. A história foi contada em um documentário feito pela TV do Liverpool, em 2017, como mostramos aqui.

O técnico Jürgen Klopp elogiou muito o croata na sua despedida. “Outra lenda do Liverpool que deixa o clube, porque ele foi uma parte muito, muito importante desde o dia que chegou aqui pela primeira vez”, disse Klopp.

“Quando ele estava em forma, ele esteve muito, muito, muito frequentemente no time. Um grande jogador e uma grande pessoa. Realmente bom, uma máquina no ar, e eu realmente gostei de trabalhar com ele”, continuou o treinador. “Será interessante acompanhar o Zenit agora. Eu desejo a ele a melhor sorte”.

Lovren estevem com a Croácia na Copa do Mundo, na Rússia, e valorizou a sua participação no torneio pela Croácia, finalista daquela edição. “As pessoas têm que admitir que eu sou um dos melhores zagueiros do mundo e eu não estou falando bobagem”, disse o zagueiro depois do mundial. “Disse que sou um dos melhores, não o melhor”, afirmou ainda o zagueiro. “Sergio Ramos, por exemplo, erra muito mais do que eu, mas está no Real Madrid”, ele argumentou.

Deixa o Liverpool com um total de 185 jogos, oito gols e cinco assistências. Conquistou os títulos mais importantes com o clube, a Champions League em 2018/19 e a Premier League, em 2019/20. Sai com o ciclo cumprido e, apesar das críticas, sai com boas recordações de Anfield. O que não quer dizer que fará falta aos Reds.

O elenco atual do Liverpool tem como zagueiros Virgil Van Dijk, Joel Matip, Joe Gomes e os holandeses Ki-Jana Hoever e Sepp van den Berg. A janela de transferências está aberta na Inglaterra e vai até o dia 5 de outubro.