Mesmo jogando em Istambul, a Alemanha não encontrou grandes dificuldades para vencer a Turquia e ampliar a sua liderança no Grupo A das Eliminatórias da Eurocopa de 2012. Já classificado, o Nationalelf somou sua nona vitória em nove jogos. Os turcos, com 14 pontos, foram ultrapassados pela Bélgica e caíram para a terceira colocação.

A principal mudança realizada por Joachim Löw na equipe foi a entrada de Mario Götze no lugar de Mesut Özil. O meia do Real Madrid se recupera de uma contusão no tornozelo. A atuação de Özil na partida era cercada de expectativas, já que o jogador recusou o assédio da seleção da Turquia, país do qual tem ascendência, para defender a Alemanha. Além disso, Sami Khedira recuperou seu lugar no time, deixando Toni Kroos no banco de reservas.

Após o apito inicial, a primeira chance de gol foi dos turcos. Aos cinco minutos, Hamit Altintop finalizou para o gol, exigindo boa intervenção de Neuer. O goleiro do Bayern Munique usou seus reflexos para mandar a bola à linha de fundo. Os primeiros instantes do jogo, porém, contaram com as equipes bem postadas na defesa e poucas finalizações.

O primeiro chute dos alemães veio aos 27 minutos, com Thomas Müller. O atacante tentou acertar uma bicicleta, mas a bola foi para fora. No lance seguinte, os turcos responderam com Selcuk Inan, que recebeu em boas condições e acabou errando o alvo. Aos 33, foi a vez de Müller falhar novamente, em outra oportunidade de gol dos germânicos.

E se não conseguia fazer o seu, Thomas Müller criou a jogada que originou o primeiro tento dos alemães, aos 35 minutos. O atacante recebeu lançamento de Neuer, avançou em direção ao meio-campo e lançou para Mario Gómez. O atacante driblou Servet Cetin e chutou cruzado. Antes do intervalo, os turcos chegariam mais uma vez ao ataque, mas Neuer fez a defesa.

Aos sete minutos do segundo tempo, os alemães quase ampliaram com Podolski, que chutou bola próxima à trave. O juiz, no entanto, assinalou impedimento. Três minutos depois, foi a vez de Mario Gómez arriscar de novo, para defesa de Volkan Demirel. Melhores na partida, os alemães ficaram no quase de novo com Schürrle, que também teve seu lance parado pelo goleiro turco.

O segundo gol alemão, enfim, veio aos 21 minutos, com Thomas Müller. Neuer desta vez lançou para Götze, que encontrou o atacante do Bayern Munique na entrada da área. Müller finalizou de forma precisa, no canto esquerdo, sem chances para Volkan Demirel.

A Turquia conseguiu diminuir aos 34, com Hakan Balta. Gökhan Gönul, livre na direita, cruzou para o lateral completar para as redes. O próprio Gönul, entretanto, iniciou a jogada do terceiro gol alemão. O turco derrubou Müller dentro da área. Na cobrança de pênalti, Schweinsteiger acertou o canto direito, tirando do alcance de Volkan e fechando o marcador.

Confira os jogos desta rodada pelas eliminatórias para a Euro 2012:

Sexta-feira, 07/out

Grupo A
Azerbaijão 1×4 Áustria
Turquia 1×3 Alemanha
Bélgica 4×1 Cazaquistão

Grupo B
Armênia 4×1 Macedônia
Eslováquia 0x1 Rússia
Andorra 0x2 Irlanda

Grupo C
Irlanda do Norte 1×2 Estônia
Sérvia 1×1 Itália

Grupo D
França 3×0 Albânia
Bósnia 5×0 Luxemburgo
Romênia 2×2 Belarus

Grupo E
Finlândia 1×2 Suécia
Holanda 1×0 Moldova

Grupo F
Grécia 2×0 Croácia
Letônia 2×0 Malta

Grupo G
Montenegro 2×2 Inglaterra
País de Gales 2×0 Suíça

Grupo H
Portugal x Islândia
Chipre 1×4 Dinamarca

Grupo I
República Tcheca 0x2 Espanha

Sábado, 08/out
Liechtenstein x Escócia