Younghusband: As Filipinas em Stamford Bridge

As Filipinas são um arquipélago-país localizado no leste da Ásia, famoso por ter uma alta concentração de católicos, uma milícia separatista muçulmana que vive em recente conflito com o governo central, pela ditadura de Ferdinand Marcos e pela coleção de sapatos feita por sua mulher Imelda. Portanto, uma nação que praticamente não tem nada a dizer em questões futebolísticas.

Entretanto, há um representante de seu povo jogando em um dos times mais ricos e fortes do futebol europeu atual. Exato, há um membro da seleção das Filipinas no Chelsea: Phil Younghusband, um jovem jogador que vem fazendo muitos gols por sua seleção e que dá um ar de alternatividade ao elenco dos Blues.

Um filipino muito inglês

Ao contrário do que se pode pensar, Younghusband não nasceu nas Filipinas, mas sim na cidade inglesa de Ashford, na região de Middlesex, filho de um contador também chamado Philip e de mãe filipina. Ele tem um irmão jogador de futebol, James, atualmente no AFC Wimbledon.

Desde os dez anos, ele vem atuando pelo Chelsea, nas categorias de base do clube londrino. O centroavante chegou à artilharia dos juvenis na temporada 2003/4, impressionando muitos com seu futebol e faro de gol. Tão logo começou a temporada seguinte, foi promovido ao time de reservas dos Blues.

Em 2005/6, marcou 5 gols em 21 partidas pelos aspirantes do Chelsea, e ainda fez uma aparição no banco da equipe juvenil. Nesta época, James e Phil jogavam juntos pela esquadra londrina, mas enquanto James foi para o Wimbledon, Phil resolveu ficar nos Blues e esperar sua chance com José Mourinho.

Convocado pelo videogame

Apesar da ascendência, é muito provável que a existência dos irmãos Younghusband fosse um tanto ignorada pelo treinador da seleção filipina, mas Phil Younghusband conseguiria vestir a camisa da seleção do país de sua mãe. E do, talvez, modo mais bizarro da história do futebol.

Diz a lenda que um jogador de videogame anônimo avisou a federação filipina da existência de Phil (e, por conseqüência de James) através de um jogo de futebol do Playstation 2. Tão logo soube que os dois irmãos poderiam ser ´convocáveis´ para a seleção local, Phil Younghusband passou a integrar o selecionado das Filipinas.

A primeira chance veio nos Jogos do Sudeste Asiático, em 2003. Phil marcou os dois gols de sua seleção na derrota de 4 a 2 para a Malásia. A equipe foi eliminada ainda na primeira fase da competição, mas o jovem atacante foi elogiado por sua atuação. Seu melhor desempenho viria nas eliminatórias para os Asean Games, disputadas na casa de seus ascendentes maternos. Marcou seis gols no campeonato, quatro na goleada de 7 a 0 sobre Timor Leste e dois na vitória de 4 a 1 sobre Brunei.

Os resultados classificaram as Filipinas para o torneio da Asean, a ser disputado na Tailândia e em Cingapura. A presença de Younghusband no elenco filipino pode dar uma força a uma equipe sem tradição no futebol, e transformá-lo em ídolo de uma nação.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo