Universidad San Martín: Crescendo e aparecendo

Em 2004, o Peru viu mais um caso em que uma entidade acabou fundando um clube. No caso, o Universidad San Martín de Porres, que fundou a primeira agremiação peruana a ser uma sociedade anônima. E, ao comprar o Sport Coopsol, campeão da segunda divisão peruana naquele ano, já garantiu a sua estreia no Apertura.

O começo foi duro: em 2004, terminaram na última posição do Apertura, com apenas 10 pontos. Precisavam de 44 no Clausura de 2005, para, no desempenho acumulado, não caírem. Conseguiram 47. Aos poucos, o clube foi se estruturando, até que conseguiu seu primeiro título nacional, em 2007, no Apertura. O que significou a participação na Libertadores de 2008, pela primeira vez em sua história.

Da primeira vez, não houve muito êxito – o time ficou na última posição em seu grupo. Mas, em 2009, novamente os Albos despontaram: em segundo lugar no Grupo 3, conseguiram passar para as oitavas de final, onde foram eliminados pelo Grêmio. Não participaram em 2010, mas, como campeões peruanos, voltaram para 2011.

Contando com um técnico experiente, o uruguaio Aníbal “Mano” Ruiz, os Santos têm um time experiente. Vários jogadores já têm passagem pela seleção peruana, como os zagueiros Orlando Contreras e Guillermo Guizasola – fora o goleiro Leao Butrón, lesionado. E é assim, discretamente, que o clube tentará emplacar nova classificação pela segunda vez consecutiva.

Elenco:

1 – Leao Butrón, G (PER)
12 – Ricardo Farro, G (PER)
21 – Pedro Gallese, G (PER)

2- Jorge Huamán, D (PER)
3- Antony Molina, D (PER)
4 – Jorge Reyes, D (PER)
5 – Orlando Contreras, D (PER)
15 – Guillermo Guizasola D, (PER)
20 – Aldo Corzo, D (PER)
22 – Julio Cesar Moreyra, D (ARG)

6 – John Hinostroza, M (PER)
7 – Walter Fretes, M (PAR)
8 – Christian Cueva, M (PER)
10 – Carlos Marinelli, M (ARG)
18 – Luis Álvares, M (PER)
19 – Carlos Fernández, M (PER)
23 – Ronald Quinteros, M (PER)
25 – Adán Balbin, M (PER)

9 – Héber Arriola, A (ARG)
11 – Germán Alemanno, A (ARG)
14 – Josué Rodríguez, A (PER)
16 – Fernando Nadaya, A (ARG)
17 – Gianfranco Labarthe, A (PER)
24 – Manuel Tejada, A (PER)

Momento histórico contra um brasileiro:

Vitória do Grêmio sobre o Universidad San Martín, no jogo de volta das oitavas de final de 2009, que classificou o time gaúcho

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo