Sem categoria

União europeia alerta contra ajuda de governo a clubes

A comissão europeia aprovou nesta quarta-feira o novo regulamento financeiro da Uefa, chamado de Fair Play financeiro, que visa regular a atividade financeira dos clubes de futebol e colocar um freio no endividamento, para que não gastem mais do que arrecadam. A regulamentação prevê punição para os clubes a médio prazo caso gastem mais do que arrecadem.

Na reunião em Bruxelas, na Bélgica, a comissão da União Europeia ainda afirmou que os clubes de futebol estão sujeitos às regras sobre ajudas do Estado e que as ajudas públicas são, em princípio incompatíveis com o mercado interior, só são autorizadas “sob condições muito restritas”. Além disso, esse tipo de ação deve ser comunicada à Comissão Europeia, o que raramente acontece.

“Estou profundamente preocupado com o aumento do nível de endividamento de muitos clubes europeus. Uma situação assim é insustentável”, disse em comunicado o comissão de competência, Joaquín Almunia. O dirigente ainda falou que a combinação entre as regras europeias e os objetivos da Uefa servirão para “introduzir noções de disciplina e racionalidade nas finanças dos clubes de futebol”.

Real Madrid e Barcelona são acusados de receber ajudas dos governos da Espanha e da Catalunha, respectivamente, o que incomodaria a comissão da União Europeia, uma vez que o país atravessa uma das mais graves crises da sua história.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo