TVs, futebol, essas coisas

Hoje foi confirmado: mesmo com os direitos da Liga dos Campeões, a Globo passará o grosso dos jogos para que Band e Esporte Interativo façam as transmissões. Enquanto a emissora dos Marinho exibirá a final, as semifinais e um ou outro clássico que aparecer nas fases anteriores, a emissora paulistana e o canal esportivo começarão já com os play-offs. O Esporte Interativo mostrará Celtic x Arsenal, na próxima terça, ao passo que o canal dos Saad fará Panathinaikos x Atlético de Madrid, na quarta.

E é aí que se pensa: mesmo sendo uma emissora comercial, que não tem tanto compromisso de se aprofundar no esporte (além do lendário problema da “grade”), a Globo começa a se preocupar demais com as questões de audiência, deixando de lado o caráter de importância que os jogos possam ter.

Basta lembrar do famigerado resumo de Estudiantes x Cruzeiro ao resto da rede, deixando São Paulo com um jogo da batida combinação Corinthians-Ronaldo. Era algo que parecia mais amenizado, já que as finais das Libertadores de 2007 e 2008, tiveram os jogos de volta, no Brasil, mostrados para todo o país. Mas que voltou.

Pior ainda: o canal que abriga Galvão Bueno claramente não aproveitará a oportunidade que a Liga dos Campeões lhe dá para tentar dar um tratamento mais aberto ao futebol europeu. Não se trataria de sobrevalorizar times e seleções de outros países, e sim de dar um verniz pouco mais condizente com a importância que a LC alcançou, nos últimos anos.

Mas, provavelmente, o que ocorrerá será a continuação de alguns estereótipos, do tipo “aquele país é amarelão”, “o outro é defensivista”, “o outro joga uma coisa parecida com futebol”, “esse zagueirão aí não saía nem na foto, se marcasse um brasileiro”, e por aí vai.

Algo que pode ser saudável em conversa de torcedores. Nunca, quando o assunto é jornalismo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo