Sporting: a zebra lusa

Um clichê verdadeiro sobre eles
O Sporting tem uma das maiores academias de formação de jogadores da Europa.

Na pré-temporada
O Sporting foi ao Leste para se reforçar para esta temporada. Nada menos que seis reforços chegaram de times da região, sendo três apenas do Lokomotiv Moscou: o meia brasileiro Celsinho, o russo Marat Izmailov e o lateral eslovaco Marian Had. Do Dinamo Moscou, chegou Derlei, após uma mal sucedida passagem por empréstimo pelo Benfica. Os montenegrinos Simon Vukcevic, meia, e Milan Purovic, atacante, se tranferiram de Saturn e Estrela Vermelha, respectivamente.

O time ainda buscou o goleiro sérvio Vladimir Stojkovic no Nantes, e o lateral brasileiro Pedro Silva no Corinthians. Em compensação, saíram dois jogadores importantes: o goleiro Ricardo, para o Betis, e o meia Nani, vendido por uma bagatela para o Manchester United. Na pré-temporada, o time enfrentou seus dois maiores rivais, perdendo para o Benfica na decisão do Torneio do Guadiana e derrotando o Porto na Supercopa Européia. Nas primeiras rodadas da Bwinliga, o time reencontrou o Porto e levou o troco, perdendo pelo mesmo placar de 1 a 0.

Quem é o rival mais encardido?
O Benfica, que superou a fase preliminar para completar a trinca portuguesa na fase de grupos da LC.

O técnico faz diferença?
O ex-jogador Paulo Bento iniciou a carreira de treinador nas categorias de base do clube, o que é um ponto a seu favor. Ele conhece o suficiente dos jogadores jovens para saber com quais pode contar na equipe de cima. Tem dado bons resultados, apesar de o time não ter conseguido superar o Porto nas duas últimas temporadas. Pela identificação com o clube e pela continuidade do trabalho, é um bom nome.

Nisso, eles são bons…
Liedson é um atacante confiável e garante gols importantes ao longo da temporada.

…mas nisso, de vez em quando, fazem presepada
Pelos lados do campo, o time é inconstante. As laterais não têm titulares indiscutíveis, e do meio para a frente falta um jogador que consiga substituir Nani à altura. Izmailov é uma incógnita.

O líder do time?
A liderança de João Moutinho é tamanha que convenceu Paulo Bento a efetivá-lo como capitão aos 20 anos de idade. O meio-campista já tem mais de 100 jogos pelo clube, e é ídolo entre os torcedores.

Para se prestar atenção
Celsinho apareceu com destaque no Mundial sub-17 de 2005, mas sumiu do radar quando foi negociado pela Portuguesa pelo Lokomotiv Moscou. Após a experiência infeliz na Rússia, espera mostrar no Sporting que não era mais um foguete molhado made in Brazil.

O pesadelo da torcida
O goleiro Stojkovic ainda precisa provar ser capaz de substituir Ricardo à altura. A falha cometida no clássico contra o Porto pela Bwinliga não fez nada para ajudá-lo. Alguns já defendem uma oportunidade para o jovem Rui Patrício como titular.
As estatísticas na competição
Esta será a 15a vez que o Sporting joga a LC.
13V 12 E 27D

No dia de abertura da competição, onde se diz que eles podem chegar?
Superar a primeira fase já seria um feito importante. É possível.

Para as casas de apostas?
125/1 (William Hill, fimd e agosto)

Ficha

Sporting Clube de Portugal
Ano Fundação: 1906
Melhor colocação na LC: quartas-de-final em 1982/83.
Posição no ranking da Uefa: 37º
Como chegou à vaga: vice-campeão português de 2006/7.

GRUPO F
Manchester United – ING
Roma – ITA
Sporting – POR
Dynamo – UCR

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo