Santos e Corinthians são os favoritos

Santos e Corinthians são os favoritos ao título paulista. Os motivos são diferentes. O Santos, por ter Neymar, principalmente, e Ganso em segundo plano. Ganso, que tem lugar como titular em qualquer time do Brasil é o “segundo” melhor jogador do Santos, um time que terminou a primeira fase goleando e em alta.

O Corinthians é favorito por ser líder e pela forma como conseguiu a liderança. O time foi homogêneo o campeonato todo e mesmo poupando jogadores, chegou na frente. É um time que dificilmente é derrotado – perdeu apenas uma partida; para o Santos, quando jogou com vários reservas – e sabe decidir. Além do mais, pode ter o privilégio de chegar à final sem enfrentar nenhum grande nas duas primeiras eliminatórias.

O motivo é simples: o Palmeiras dá a impressão de haver desandado de vez. Se for eliminado pelo Guarani, o Corinthians enfrentará apenas os times campineiros antes da decisão.

O São Paulo mostrou evolução em relação ao ano passado, mas a diretoria errou feio nas contratações. Ou melhor, errou feio ao não contratar um zagueiro de alto nível. Ficou com Pualo Miranda e Edson Silva. E nenhum é garantia de nada. Os números mostram um outro engando. Os que adoram estatística dizem que Jadson é o líder de assistências do time. Mas elas veem de cobranças de faltas e de escanteios. E isso não é o que se pede de um meia. Ele tem de fazer a bola rodar, encontrar espaços e chutar a gol. Se bola parada resolvesse tudo, o Palmeiras de Marcos Assunção seria “inderrotável”.

Para o São Paulo chegar à final, precisa fazer uma bela partida contra o Santos na semi. É bom que a decisão seja em um jogo só. É mais provável uma surpresa. 

Os quatro grandes e mais a Ponte, além do Paulistão ainda estão envolvidos com a Libertadores e a Copa do Brasil. Quem souber a melhor forma de enfrentar jogos decisivos de campeonatos diferentes em pouco espaço de tempo pode ter vantagem na decisão. Uma vantagem maior do que essa de mandar o jogo e nada mais, que lhes reserva esse Paulistão cada vez mais fora de moda.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo