Samp: voltar a ser grande

por André Luiz Carvalho do Val

Apesar da 9ª colocação na ultima temporada, com 49 pontos, com 13 vitórias, 10 empates e 15 derrotas, os tifosi da Samp nesta temporada esperam alcançar uma vaga na Copa da Uefa, o que será uma tarefa difícil, até porque nesta temporada o calcio deverá pegar fogo, com a Juve de volta, o Napoli que tem uma imensa torcida e não vai querer cair de novo rapidamente, e a volta do maior rival, o Genoa. Sem contar que, além dos candidatos ao título, Milan e Inter, ainda há Roma, Lazio, Fiorentina e Palermo, equipes que foram bem na temporada passada.

Na minha opinião, a equipe necessitava de um treinador competente, e veio o Walter Mazzarri, tendo feito um grande trabalho à frente da Reggina nas últimas temporadas e na temporada 2003/2004, classificando-se para a Serie A com o Livorno. Pelas contratações, espera-se que a equipe jogue bem ofensivamente.

Perdeu dois grandes jogadores, Quagliarella e Bazzani, atacantes que nesta temporada poderiam fazer uma boa dupla, mas se reforçou bem para o setor com as aquisições de Bellucci, Caracciolo, Montella, Kalu e de última hora com Cassano, que reencontra na Samp seu antigo companheiro de Roma, Montella. Cassano veio por empréstimo de uma temporada com opção de compra, e a torcida poderá esperar muito dele em qualidade e decisão, desde que ele esteja com a cabeça no lugar e com o físico bom, já que no Real Madrid sofreu com o excesso de peso.

Já na defesa, com a saída de Falcone e Terlizzi, não chegaram jogadores ao meu ver a altura de ser titular. Desta posição, as melhores aquisições foram de Lucchini, ex-Empoli, e Campagnaro, ex-Piacenza. No meio-campo a equipe se reforçou com o suíço Reto Ziegler, que provavelmente veio para ser o titular, e fiquem de olho no Koman, muito bom jogador, além da base mantida da última temporada.

No gol, a Samp estará bem servida com Castellazzi e Mirante, ex-Juve, sendo o primeiro o titular.

Além das competições internas, a Sampdoria garantiu classificação à Copa Uefa, por ter sido um dos clubes classificados na Intertoto. Agora é ir em busca da Copa Uefa, com ambas as vitórias por 1 a 0 contra os búlgaros do Chernomorets, e na próxima fase pegar os croatas do Hajduk Split, com o primeiro jogo em 16 de agosto na Croácia (Split) e o segundo dia 30 na Itália (Gênova), confronto este que tem uma expectativa grande, pois pode ser mais um passo no caminho de volta à fase de grupos que os tifosi esperam, já que na pré-temporada o clube visitou o britânico Newcastle e perdeu por 1 a 0. Ou seja, dos amistosos jogando contra equipes de maior expressão, a equipe perdeu. Agora, resta estrear bem no calcio contra o Siena, jogando fora de casa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo