Reta final das eliminatórias da Euro-08

Ainda restam duas rodadas para, enfim, conhecermos todas as 16 seleções que disputarão a fase final da Eurocopa-2008. Nas partidas jogadas nos últimos dias, foram quatro as seleções a garantirem a classificação: Romênia, Alemanha, República Tcheca e a atual campeã Grécia.

Além das citadas, Áustria e Suíça, sedes da competição, também já estão asseguradas, restando então dez vagas em aberto para os últimos jogos em novembro. Há, ainda, países cuja classificação é mera formalidade, casos de Holanda, Espanha e Suécia, principalmente.

Para não te deixar por fora, a Trivela preparou mais um resumo de tudo que aconteceu nas duas últimas rodadas e, principalmente, das chances de classificação em cada um dos oito grupos das Eliminatórias da Eurocopa.

Grupo A

Quem tem chances:

Polônia – 24 PG / 12 J de 14
Portugal – 23 PG / 12 J de 14
Finândia – 20 PG / 12 J de 14
Sérvia – 20 PG / 12 J de 14

Próximos jogos:

17/novembro
Sérvia x Cazaquistão
Finlândia x Azerbaijão
Portugal x Armênia
Polônia x Bélgica

21/novembro
Sérvia x Polônia
Portugal x Finlândia

Resultados ruins de sérvios e finlandeses, no sábado, deram uma mãozinha a Portugal, que não teve Felipão no banco, mas somou seis pontos na rodada dupla. Com três pontos de vantagem sobre seus dois perseguidores – estes citados nas linhas acima – os lusos têm, ainda, um jogo fácil contra a Armênia. Para finalizar, ainda recebe a Finlândia, em duelo, onde, teoricamente, só precisará de um simples empate, já com Scolari no banco.

Ebi Smolarek, no fim de semana, deu três pontos para a Polônia, que folgou na quarta-feira. Com três gols, ele manteve os poloneses em confortável situação, ainda líderes do Grupo A. Ainda assim, faltam dois jogos perigosos para disputar. Uma vitória, em casa, contra a Bélgica, elimina os riscos de visitar a Sérvia na última e decisiva rodada.

Grupo B

Quem tem chances:

França – 25 PG / 11 J de 12
Escócia – 24 PG / 11 J de 12
Itália – 23 PG / 10 J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
Lituânia x Ucrânia
Escócia x Itália

21/novembro
Itália x Ilhas Faroe
Ucrânia x França

Após uma contundente vitória sobre a Ucrânia dentro de casa, o pior e surpreendente ocorreu para a Escócia, tida como favorita no grupo B. A Geórgia, que já havia imposto alguma resistência aos italianos em jogo do fim de semana, venceu o time de Barry Ferguson e inverteu os papéis no grupo B.

O principal duelo das últimas rodadas será no dia 17 de novembro. Nada além dos três pontos interessa para a Escócia frente à Azzurra, principal beneficiada pela façanha da Geórgia, e com sobrevida declarada no grupo B.

Uma vitória da Itália sela não apenas a classificação dos campeões mundiais, mas também a da França, já que se trata do último compromisso escocês. Com qualquer outro resultado em Glasgow, a França tem apenas que somar um ponto, na última rodada, frente aos já desinteressados ucranianos.

Grupo C

Classificada:

Grécia – 25PG / 10J de 12

Quem tem chances:

Noruega – 20PG / 10J de 12
Turquia – 18PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
Noruega x Turquia
Grécia x Malta

21/novembro
Malta x Noruega
Turquia x Bósnia
Hungria x Grécia

Um gol de Amanatidis, aos 79 minutos de jogo, selou a classificação da Grécia, em duelo frente aos turcos, que colheram em seus domínios um resultado horrível. Com a vaga garantida, a seleção de Otto Rehhagel conquista o direito de defender seu título europeu.

Aos turcos, só resta, agora, vencer a Noruega fora de casa, no dia 17 de novembro. Com apenas um empate, a seleção de John Arne Riise anestesia as chances da Turquia, seu único perseguidor no grupo C, já que Malta é um adversário que deve impor pouca resistência na última rodada.

Grupo D

Classificadas:

República Tcheca – 23PG / 10J de 12
Alemanha – 23PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
República Tcheca x Eslováquia
Alemanha x Chipre
País de Gales x Irlanda

21/novembro
Chipre x República Tcheca
Alemanha x País de Gales

Panorama fechado no grupo D, onde tchecos e alemães já definiram suas classificações. A Irlanda, que ainda aspirava alguma classificação, verá a Eurocopa 2008 de casa. Jogando em seus domínios, cedeu um ponto para o Nationalmannschaft, suficiente para a ratificação de uma das vagas.

Com uma surra em plena Allianz Arena, a República Tcheca mostrou que segue um time hostil. Aniquilou os germânicos, assumindo assim a liderança da chave, e também se garantindo entre os dezesseis finalistas da Eurocopa.

Grupo E

Quem tem chances:

Croácia – 26 PG / 10J de 12
Inglaterra – 23 PG / 11J de 12
Rússia – 21PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
Macedônia x Croácia
Israel x Rússia

21/novembro
Inglaterra x Croácia
Israel x Macedônia
Andorra x Rússia

Tudo parecia correr bem para a Inglaterra. Após somar nove pontos em seus últimos três jogos, o English Team vencia a Rússia e controlava a partida, fatal para suas pretensões de classificação. Pois, Roman Pavlyuchenko, em quatro minutos, fez os dois gols que aumentaram sensivelmente as chances de eliminação inglesa no grupo E.

Para se classificar, a Inglaterra precisa que, em seus últimos jogos, Macedônia (11 pontos), Andorra (0 ponto) ou Israel (17 pontos), atrapalhem a vida de russos e/ou croatas. Além disso, precisará indispensavelmente vencer a consistente equipe da Croácia, já talvez classificada no dia 21 de novembro, para operar um milagre e jogar a Euro-08. Guus Hiddink tem boas chances de ampliar seu indiscutível currículo.

Grupo F

Quem tem chances:

Suécia – 23PG / 10J de 12
Espanha – 22PG / 10J de 12
Dinamarca – 17PG / 10J de 12
Irlanda do Norte – 17PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
Espanha x Suécia
Irlanda do Norte x Dinamarca

21/novembro
Espanha x Irlanda do Norte
Dinamarca x Islândia
Suécia x Letônia

Suécia e Espanha – que venceu a Dinamarca fora de casa – fizeram bem os seus papéis e tornaram escassas as chances dos adversários no grupo F. Com dois jogos para fazer em seus domínios, a Fúria dificilmente não vencerá ao menos um, necessário para se garantir.

Com segura campanha durante todas as Eliminatórias e um recente histórico de resultados consistentes, a Suécia, líder, e anfitriã de um jogo contra a Letônia na rodada final, também dificilmente permitará um resultado adverso, o que deixa claro o panorama quase definido no grupo F. As classificações de suecos e espanhóis é mera formalidade.

Grupo G

Classificada:

Romênia – 26PG / 10J de 12

Quem tem chances:

Holanda – 23PG / 10J de 12
Bulgária – 19PG / 10J de 12

Próximos jogos:

17/novembro
Bulgária x Romênia
Holanda x Luxemburgo

21/novembro
Belarus x Holanda
Romênia x Albânia
Eslovênia x Bulgária

Um duelo em casa contra a Holanda era a situação propícia para a afirmação do time romeno, liderado por Adrian Mutu. Com a vitória e mais três pontos somados em Luxemburgo, a Romênia se colocou na ponta do grupo G, onde já é uma das classificadas.

Mesmo com o revés, a Holanda seguiu confortável após somar pontos contra a Eslovênia, em jogo não muito tenso. Basta também bater Luxemburgo, no dia 17, para a Oranje enterrar as minúsculas chances da Bulgária. Panorama também selado por aqui.

Confira a classificação completa dos grupos

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo