Real Madrid: Joga Bonito. Mesmo?

Um clichê verdadeiro sobre eles
Básico: o time não é mais galáctico. Quer dizer, dentro do possível, porque não se deve desconsiderar o peso de nomes como Cannavaro (melhor jogador do mundo em 2006), Casillas, Sneijder, Van Nistelrooy e Metzelder. Ainda assim, são nomes menos midiáticos e marketeiros, muitos deles tendo mais valor como promessa do que como craque mundial já consolidado.

Na pré-temporada
O Real Madrid mudou de orientação, deixando o pragmático e eficiente Fabio Capello para apostar no promissor e ofensivista Bernd Schuster. Além disso, deixou de vez o sistema de galácticos e contratou revelações, algumas dias ante do início da temporada. Desse jeito, era difícil se esperar grandes resultados na pré-temporada, com um time claramente em formação. O desempenho foi fraco, mas compreensível. O Real Madrid 2007/8 de verdade será conhecido já em partidas oficiais.

Quem é o rival mais encardido?
A rivalidade com o Atlético de Madrid é forte e muitas vezes tem tons de ódio e intolerância bem grandes. No entanto, na Liga dos Campeões ganha importância a rixa com o Barcelona, uma rivalidade futebolística, regional e ideológica.

O técnico faz diferença?
O Real Madrid 2006/7 não jogava bonito e fez uma campanha mediana na Liga dos Campeões, mas arrancou forças para ficar com o título espanhol. Típico time de Fabio Capello. Neste ano, o clube quer ganhar encantando. Contratou o alemão Bernd Schuster, ex-jogador madridista, com a expectativa de ver um esquema de jogo ofensivo, insinuante e belo. É uma aposta de risco e a diretoria merengue resolveu pagar para ver.

Nisso, eles são bons…
A despeito dos problemas na montagem de elenco que o Real Madrid teve nos últimos anos, ninguém tem tanta história na Liga dos Campeões quanto os merengues. Talvez Milan e Liverpool se igualem, mas ninguém além disso. Assim quando se acerta em campo, o Real Madrid cresce bastante em jogos internacionais e fica difícil de pará-lo.

…mas nisso, de vez em quando, fazem presepada
Ter uma boa defesa não se limita a ter bons defensores. É preciso criar um sistema de jogo que dê tranqüilidade para a zaga trabalhar e permita o entrosamento entre os jogadores. Mesmo com Casillas, Sergio Ramos, Cannavaro, Metzelder (ou Pepe) e Drenthe (ou Heinze), a defesa do Real Madrid desperta desconfiança pelas inúmeras falhas e buracos que apresenta.

O craque do time?
Van Nistelrooy já não tem o mesmo cartaz de quatro anos atrás, mas ainda é um jogador que coloca a bola dentro do gol adversário em qualquer situação. Na reta final do último Campeonato Espanhol, ele foi fundamental ao marcar gols em momentos decisivos e levando o time ao título. Pela raça que demonstra, ainda é um dos melhores centroavantes do mundo.

O líder do time?
Para o bem e para o mal, o que Raúl fala e faz ainda tem muita importância em Chamartín. Sua identificação com a torcida é poderosa e, mesmo em fase descendente, ele tem crédito por muito tempo ainda (e, a bem da verdade, Raúl teve grandes momentos, sim, ao contrário do que boa parte da imprensa brasileira quer fazer crer). O lado bom é que, quando está bem, Raúl contagia a torcida e os jogadores vão no mesmo ritmo. Quando acha que está sem espaço, suas atitudes acabam conturbando o ambiente e atrapalham a equipe.

Para se prestar atenção
Sneijder tem talento para se tornar um craque de nível mundial, mas muitas vezes seu talento era desvalorizado pelo fato de o meia jogar no fraco Campeonato Holandês. No Real Madrid, ele terá a oportunidade de mostrar se realmente é o grande jogador que muitos imaginam e que custou € 27 milhões aos merengues.

O pesadelo da torcida
O Real Madrid tem uma dificuldade crônica de encontrar uma dupla de zaga confiável. Por exemplo, nem o título de melhor jogador de 2006 pela Fifa livrou Cannavaro de pesadas críticas na temporada passada. Ele precisa reencontrar seu futebol e poder de liderança.

As estatísticas na competição
Em 37 participações, foram nove títulos. O clube tem tanta história na competição que é recordista em todos esses quesitos, à exceção de “empates”, em que tem 3 a menos que o Bayern de Munique.
175V 52E 74D

No dia de abertura da competição, onde se diz que eles podem chegar?
Título, como sempre.

Para as casas de apostas?
10/1 (William Hill, no fim de agosto)

Ficha

Real Madrid Club de Fútbol

Ano Fundação: 1902
Melhor colocação na LC: Campeão (nove vezes)
Posição no ranking da Uefa: 6o lugar.
Rota para a Europa: campeão espanhol

GRUPO C
Real Madrid – ESP
Werder Bremen – ALE
Lazio – ITA
Olympiacos – GRE

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo