Rangers: carne de pescoço na ‘Highlands’

Um clichê verdadeiro sobre eles
O Rangers é o time do lado protestante de Glasgow e sua torcida é marcada por cantos discriminatórios contra adversários.

Na pré-temporada
O clube fez contratações interessantes, sobretudo para o ataque. Chegaram o norte-americano DaMarcus Beasley, o francês Jean-Claude Darcheville e o gabonense Daniel Cousin, mais do que suficientes para suprir a saída do croata Dado Prso e fazer companhia ao goleador Kris Boyd.

O Rangers está bem servido para o gol, com as contratações de Graeme Smith e Roy Carroll, mas Allan McGregor não deve ceder facilmente a titularidade, já que correspondeu bem desde a primeira chance no time. O veterano alemão Stefan Klos encerrou a carreira, mas sua ausência deve ser pouco sentida.

A pré-temporada foi de exibições sólidas, com destaque para a vitória por 2 a 0 sobre o Chelsea, dia 28 de julho, em Ibrox. O time começou voando o Campeonato Escocês, com quatro vitórias consecutivas e 14 gols marcados.

Quem é o rival mais encardido?
Celtic, o atual bicampeão escocês. No total, a contagem de títulos ainda é favorável ao Rangers: 51 a 41.

O técnico faz diferença?
Walter Smith deixou a seleção escocesa em plena campanha nas eliminatórias da Eurocopa-08 para assumir o Rangers, em janeiro de 2007. Nos anos 90, levou o time a sete títulos nacionais consecutivos. Conhece a estrutura do clube e proporcionou melhora imediata à equipe na época de sua chegada.

Nisso, eles são bons…
A defesa tem resistido a situações de pressão, como no jogo de volta contra o Estrela Vermelha, em Belgrado. A chegada do zagueiro espanhol Carlos Cuéllar e a boa fase de McGregor são trunfos para o time de Smith.

…mas nisso, de vez em quando, fazem presepada
Falta ao meio-campo um jogador capaz de ditar o ritmo do jogo e, eventualmente, decidir jogos em lances individuais. Como o Celtic tem em Nakamura, por exemplo.

O líder do time?
O meio-campista Barry Ferguson cresceu como torcedor do Rangers e aos 23 anos, na temporada 2001/2, já era capitão do time. Após parênteses de um ano e meio no Blackburn, retornou em janeiro de 2005, e na temporada seguinte já tinha novamente a braçadeira.

Para se prestar atenção
Charlie Adam. O meia-esquerda de 21 anos inicia sua segunda temporada como profissional cotado como uma das melhores promessas do clube, depois de renovar seu contrato até 2012. Fez sua estréia pela seleção principal da Escócia no último mês de maio.

O pesadelo da torcida
Ugo Ehiogu. Em fim de carreira, o ex-zagueiro do Middlesbrough não parece ter condições físicas de atuar em alto nível. Deve ser reserva, mas a torcida não deve se sentir nada segura caso ele tenha de entrar no time.

As estatísticas na competição
25 participações. Melhor campanha, semifinalista em 1960.
56V 31E 48D

No dia de abertura da competição, onde se diz que eles podem chegar?
Não passa pela fase de grupos. Briga por vaga na Copa Uefa.

Para as casas de apostas?
150/1 (William Hill, final de agosto)

Ficha

Rangers Football Club

Ano Fundação: 1983
Melhor colocação na LC: semifinalista em 1960.
Posição no ranking da Uefa: 45º
Rota para a Europa
Vice-campeão escocês. Na 2ª fase preliminar: 2×0 e 1×0 com o Zeta (MON); na 3ª fase preliminar: 1×0 e 0x0 com o Estrela Vermelha (SER)

GRUPO E
Barcelona – ESP
Lyon – FRA

Stuttgart – ALE
Rangers – ESC

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo