PSV: usina de jovens

Um clichê verdadeiro sobre eles
O clube se amarra em jogadores brasileiros. Já teve Ronaldo e Romário, mas também teve Marcelo Ramos e Diego Tardelli.

Na pré-temporada
Alex, que foi para o Chelsea, e Cocu, agora nos Emirados Árabes, não têm substitutos à altura. Os novos atacantes, Danko Lazovic, ex-Vitesse, e Kenneth Perez, ex-Ajax, não parecem aptos às exigências da competição européia. Na pré-temporada, os resultados mais expressivos foram o empate por 1 a 1 com o Milan e a vitória por 2 a 1 sobre o Real Madrid, em um torneio na Rússia.

Quem é o rival mais encardido?
O Ajax, que perdeu o título holandês por um gol de saldo, não vai para a fase de grupos da LC pelo segundo ano consecutivo. Foi eliminado pelo Slavia Praga e vai ter se contentar, de novo, com a Copa Uefa.

O técnico faz diferença?
Sucedendo Guus Hiddink, Ronald Koeman fez uma campanha decente em sua primeira temporada com o PSV na Liga dos Campeões, levando o time às quartas-de-final. Como jogador, marcou o gol que deu o título ao Barcelona em 1992, na final contra a Sampdoria. A queda de rendimento na reta final da última temporada, quando o título da Eredivisie quase escapou, faz com que o futuro de Koeman não seja tão seguro.

Nisso, eles são bons…
O elenco tem jovens talentosos em todas as posições, sobretudo no meio-campo, como Afellay, Bakkal e Aissati. Os dois últimos ganharam experiência durante uma boa passagem por empréstimo pelo Twente, na última temporada. Com o apoio de Simons, mais rodado, e o talento do equatoriano Edison Méndez, o setor pode funcionar.

…mas nisso, de vez em quando, fazem presepada
A defesa é inconstante, sobretudo nas laterais. O goleiro Gomes é capaz de alternar exibições primorosas e falhas incompreensíveis.

O líder do time?
Na ausência de Cocu, espera-se que Simons assuma a função de liderança.

Para se prestar atenção
Jonathan Reis. O jovem atacante brasileiro, revelado pelo Atlético-MG, chegou ao clube no inicio do ano e teve atuações promissoras pela equipe júnior do PSV. Deve ter oportunidades no time principal ao longo da temporada.

O pesadelo da torcida
Jason Culina. O australiano não é grande coisa como meia e tenta enganar como volante, mas sua melhor posição é no banco.

As estatísticas na competição
Já foi campeão uma vez e disputou 21 edições.
53V 32E 52D

No dia de abertura da competição, onde se diz que eles podem chegar?
Pode chegar às oitavas-de-final, no máximo.

Para as casas de apostas?
80/1 (William Hill, no fim de agosto).

Ficha

Philips Sport Vereniging
Ano Fundação: 1913
Melhor colocação na LC: campeão em 1988
Posição no ranking da Uefa: 15º
Como chegou à vaga: Campeão holandês (classificação automática)

GRUPO G
Internazionale – ITA
PSV – HOL
Fenerbahçe – TUR
CSKA – RUS

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo