Prévia das quartas de final da LC

A Liga dos Campeões chega às quartas de final com seis países diferentes representados. Uma vitória para Michel Platini, que estabeleceu a diversidade de nações no torneio como uma das metas de seu primeiro mandato. Se nos últimos anos foram três ingleses entre os semifinalistas, desta vez não haverá menos de três países com times entre os quatro melhores da Europa.

A Trivela apresenta a seguir um guia dos confrontos da fase que definirá quem ficará a dois jogos da decisão no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

Lyon x Bordeaux

O duelo que garante um time francês nas semifinais coloca frente a frente a maior força do país na década e os atuais campeões da Ligue 1. O Lyon causou a maior surpresa das oitavas ao eliminar o milionário Real Madrid, e tentará pela primeira vez ficar entre os quatro melhores do continente. O Bordeaux teve vida mais fácil, superando sem dificuldades o Olympiacos, e chega às quartas como o único time ainda invicto na competição.

Os dois times já se enfrentaram nesta temporada pelo campeonato nacional, com o Bordeaux fazendo 1 a 0 em pleno estádio Gerland. O momento atual dos girondinos no cenário doméstico, porém, não é dos melhores. A equipe de Laurent Blanc só venceu em uma das últimas seis rodadas, e ainda perdeu a final da Copa da Liga Francesa para o Olympique de Marselha, mesmo atuando com força máxima.

O Lyon, que conquistou sete títulos consecutivos da Ligue 1 antes de ter a hegemonia interrompida pelo Bordeaux no ano passado, já não tem mais estrelas como Juninho Pernambucano ou Karim Benzema, e aposta no conjunto dirigido por Claude Puel. A demonstração de força dada na fase anterior e a maior experiência internacional do time contam a favor dos lioneses, mas o Bordeaux, inspirado pelo meia Yoann Gourcuff e forte no jogo aéreo, tem sido eficiente ao longo do torneio.

É a primeira vez desde 2004 que duas equipes francesas alcançam as quartas de final. Na ocasião, o Lyon foi eliminado pelo Porto, enquanto o Monaco, que superou Real Madrid e Chelsea, perdeu a decisão também para os portugueses.

Prognóstico: Lyon 45%, Bordeaux 55%

Bayern de Munique x Manchester United

O confronto repete uma das mais emocionantes finais da história da Liga dos Campeões: a de 1999, quando o Manchester United perdia por 1 a 0 até os 45 minutos do segundo tempo, mas alcançou a virada com dois gols nos acréscimos.

A classificação dos Red Devils parece o mais provável agora, considerando a facilidade que o time encontrou para despachar o Milan, marcando sete gols em duas partidas. O Bayern, ao contrário, sofreu para superar a Fiorentina, com um gol irregular no jogo de ida fazendo a diferença em um confronto marcado pelo equilíbrio.

Além de contar com a grande fase de Wayne Rooney, o Manchester United ainda defende uma invencibilidade recorde em jogos fora de casa pela LC. A última derrota como visitante foi na semifinal contra o Milan, na temporada 2006/07. Desde então, o time já atuou 16 vezes no campo do adversário sem perder, incluindo sete em fases eliminatórias.

O Bayern dependerá do talento – e das condições físicas – de Arjen Robben e Franck Ribéry se quiser causar uma pequena surpresa. Na fase de grupos, o time saiu de um momento de eliminação iminente para escapar com a segunda vaga do grupo, goleando a Juventus por 4 a 1 em Turim. No entanto, a má temporada dos bianconeri acabaram colocando o resultado em perspectiva.

Os bávaros, que se recuperaram de um mau começo de temporada com o técnico Louis van Gaal, tiveram uma queda de rendimento nas últimas rodadas da Bundesliga, sofrendo duas derrotas consecutivas após 19 partidas de invencibilidade. O Manchester United, ao contrário, lidera a Premier League e vem de cinco vitórias.

Prognóstico: Bayern 35%, Manchester United 65%

Arsenal x Barcelona

A final de 2006, vencida pelo Barcelona de virada, se repete com o Arsenal provavelmente lamentando sua sorte. Encontrar o Barça agora diminui consideravelmente as chances dos Gunners buscarem o inédito título europeu, mas o time de Arsène Wenger não deve entrar no confronto já se considerando derrotado.

Jogar contra o favoritismo seria a situação de quase toda equipe que encontrasse Lionel Messi e seu espetacular momento. O argentino tem brilhado nas partidas do Barça, a ponto de arrancar elogios rasgados de colegas e rivais, e comparações com ídolos do calibre de Diego Maradona.

O confronto tem sido apresentado como uma ode ao futebol bonito e ofensivo, e é justamente a dificuldade do Arsenal em se comportar defensivamente que deve dificultar a tarefa de parar o Barcelona.

Cesc Fàbregas, capitão dos Gunners, terá a oportunidade de enfrentar o clube que o revelou. O espanhol chegou a jogar ao lado de Messi nas categorias de base blaugranas. Do outro lado, também haverá um reencontro: Thierry Henry foi capitão do Arsenal e é lembrado como um dos maiores jogadores da história recente da Premier League.

Com Messi comandando a orquestra ao lado de “coadjuvantes” como Xavi, Iniesta e Ibrahimovic, é difícil imaginar o Barcelona eliminado.

Prognóstico: Arsenal 40%, Barcelona 60%

Internazionale x CSKA Moscou

O confronto mais desequilibrado desta fase. A Inter eliminou o Chelsea de forma categórica, com duas vitórias, e chega confiante para o duelo com os russos. O momento não é positivo na Serie A – apenas duas vitórias nas últimas nove rodadas, fazendo com que a vantagem na liderança caísse para apenas um ponto -, mas na competição europeia o time de José Mourinho deve se fazer respeitar.

O CSKA, ainda em início de temporada, superou as próprias expectativas ao chegar às quartas de final, graças a uma vitória fora de casa sobre o Sevilla. O time mantém a base de 2009, mas recebeu reforços importantes como o meia japonês Keisuke Honda, que rapidamente se estabeleceu como titular.

Na fase anterior, a Inter contou com grandes atuações da dupla de zaga formada por Lucio e Walter Samuel, mas também com o talento de Wesley Sneijder na criação das jogadas e no poder de decisão de Samuel Eto'o. Estes fatores, somados, devem fazer com que os nerazzurri superem sem grandes sustos o CSKA.

O maior perigo para a equipe de Milão é não encarar o confronto com a mesma seriedade que teve diante do Chelsea. Se mantiver o foco, dificilmente deixará de estar nas semifinais e continuar sonhando com o título que não conquista desde 1965.

Prognóstico: CSKA 20%, Inter 80%

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo