Premier League Europa

Na Liga dos Campeões, os ingleses ficaram pelo caminho. E justamente o pior dos quatro na competição, o Liverpool, pode ser o único a conquistar um título europeu. Isso porque o time foi para a Liga Europa, incorpou, e atropolou o Benfica, um dos melhores timeswe da competição, nas quartas de final.

Depois de perder por 2 a 1 na semana passada em Lisboa, os Reds receberam os Encarnados em Anfield e não deram chances. Foram soberanos na partida, fizeram 4 a 1 e abocanharam a vaga na semifinal. Fernando Torres pode não ser tão completo quanto Wayne Rooney, nem genial como Messi, mas para os torcedores e para o time do Liverpool, ele é fundamental e decisivo. Marcou duas vezes e ajudou o time a chegar entre os quetro melhores. Ao Benfica, resta a Liga Portuguesa, onde é líder.

Outro time inglês chegou longe nessa Liga Europa. O Fulham chegou como aarão em todas as fases eliminatórias. Primeiro, derrubou o atual campeão da Copa da Uefa, antigo nome da Liga Europa. Depois, veio a gigante Juventus, atropelada em Craven Cottage. Por fim, venceu o Wolfsburg duas vezes e chega às semifinais com muito mais corpo do que iniciou a competição.

O adversário do Fulham será o Hamburg, que foi muito, muito bem fora de casa. Tinha a vantagem de 2 a 1 pela vitória em casa, mas não se contentou e fez 3 a 1 contra o Standard Liège e chega com força nessa fase semifinal. Especialmente porque a final da competição, no dia 12 de maio, será na Nordbank Arena, o estádio do Hamburg.

O último dos classificados foi o Atlético de Madrid, no único 0 a 0 da rodada. O time segurou bravamente o empate sem gols contra o Valencia e ficou com a vaga pelos gols fora de casa. Enfrentará agora o Liverpool.

Dos quatro classificados, temos dois campeões da Liga dos Campeões. O Liverpool, o grande favorito, ganhou o título da LC nada mais, nada menos do que cinco vezes (76/77, 77/78, 80/81, 83/84, 04/05), sem falar em Copas da Uefa (72/73, 75/76, 00/01). É o time de mais tradição e camisa vivo na Liga Europa.

O Hamburg, local da final e, portanto, adversário muito perigoso, além de um ótimo time, venceu a LC em 82/83 e foi vice em 79/80. O Atlético de Madrid não foi campeão, mas foi vice-campeão da Liga dos Campeões na temporada 73/74.

O Fulham é o único dos semifinalistas que não tem história em competições europeias. Mas o histórico nessa temporada é de se respeitar.

Nas semifinais da Liga dos Campeões, quatro países diferentes. E se nenhum deles é inglês no principal interclubes europeu, na Liga Europa dois representantes da Premier League brigarão pelo título. E ainda há a chance de os dois fazerem uma final inglesa na Alemanha. O Liverpool, que a temporada toda foi o pior dos ingleses na LC, pode ser o único que ainda levará um título europeu para casa – mantendo-se como o mais tradicional dos ingleses na Europa. Mas o caminho até Hamburg, no dia 12 de maio, ainda é árduo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo