Outros tempos

Há quase 31 anos, Internacional e Guarani se enfrentaram pela terceira fase do Campeonato Brasileiro de 1978. O jogo foi em Porto Alegre, onde o Colorado dominava seus adversários no Gigante da Beira Rio. O Bugre seria a próxima vítima.

No dia 2 de julho, o Inter entrou em campo com Gasperin, Lúcio, Gardel (Jair), Beliato e Vanderlei; Falcão, Batista e Caçapava; Valdomiro, Bill e Peri (Chico Spina). No banco, o técnico Cláudio Duarte.

Já o Guarani atuou com Neneca, Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão (Manguinha), Careca e Bozó (Macedo), comandados por Carlos Alberto Silva.

Por causa dos apelidos de alguns jogadores bugrinos, nos dias anteriores ao confronto a imprensa gaúcha aproveitou para tirar sarro: “ataque de riso, com Capitão, Careca e Bozó”, tripudiavam. Aquilo chegou ao conhecimento dos atletas.

O Inter tinha um timaço, com seu meio campo inesquecível, enquanto o Bugre ainda era uma equipe de desconhecidos, fora o meia Zenon, vinda do interior paulista. A vitória colorada era apenas uma questão de lógica.

A partida começou e logo aos quatro minutos Renato fez 1 a 0 para os visitantes. Perplexos, os colorados partiram para o ataque. Aos 40 minutos, Bozó marcou o segundo para o time campineiro. Na segunda etapa, para fechar a conta, Zenon definiu o 3 a 0 aos 38 minutos.

O próprio Zenon e Careca, em entrevistas para uma matéria que fiz na Trivela no ano passado, me confirmaram que essa vitória foi o ponto fundamental na campanha que terminou com o inédito título de campeão brasileiro para o Guarani. Ainda houve depois os triunfos sobre o Vasco, nas semifinais, mas o ponto de partida para a campanha vitoriosa foi ali, no Beira Rio, diante do poderoso Internacional.

Hoje, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, as duas equipes voltam a se enfrentar, desta vez pela Copa do Brasil, em momentos bem distintos. Enquanto o Inter seguiu o caminho dos títulos e das glórias em sua história e completou 100 anos em 4 de abril com muito o que comemorar, o Guarani acaba de sofrer mais um rebaixamento, logo após seu aniversário de 98 anos em 2 de abril, amargurado de tristeza.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo