Não dá para perder

A semana da última sexta-feira de agosto é uma das mais atraentes para o fã de futebol europeu. Nos próximos dias, vamos ver o quadro de participantes da Liga dos Campeões e a Copa Uefa se completar, com a conclusão das fases preliminares. Conheceremos os oito grupos da LC e os 40 confrontos da primeira fase da Uefa. Saberemos quem são os eleitos como destaques das competições européias na última temporada, e, no dia em que se fecha o mercado de transferências, ainda veremos o tira-teima entre Milan e Sevilla pelo título da Supercopa.

Em sua primeira edição da temporada, a coluna apresenta um guia para você não perder nada da semana de gala da Uefa.

TERÇA, 28 de agosto

Liga dos Campeões – Terceira fase preliminar (volta)

– Dinamo Bucareste (Romênia) x Lazio (Itália) [ida: 1×1]

A Lazio terá uma tarefa difícil para sair com a vaga nos grupos. O time de Delio Rossi demonstrou nervosismo no primeiro jogo, e dependerá muito da dupla Rocchi-Pandev para bater o Dinamo, que vai a campo com leve favoritismo.

– Estrela Vermelha (Sérvia) x Rangers (Escócia) [ida: 0x1)

Em um confronto que começou prometendo equilíbrio, a valiosa vantagem mínima obtida pelo Rangers no primeiro jogo deve fazer diferença. O time de Glasgow teve um início de temporada sólido, com quatro vitórias em quatro jogos na liga local, e tem tudo para avançar.

– AEK (Grécia) x Sevilla (Espanha) [ida: 0x2]

O sorteio foi ingrato com o AEK, que montou uma equipe digna. O Sevilla, que levantou cinco troféus nos últimos quinze meses, abriu boa diferença em casa e só deixa escapar a vaga se abusar da autoconfiança em Atenas.

– Liverpool (Inglaterra) x Toulouse (França) [ida: 1×0]

O discurso sobre o sorteio ingrato também vale para o Toulouse, que tem pela frente um finalista de duas das três últimas edições da LC. Nem mesmo a tática de antecipar o horário do jogo para ter a seu favor o calor no sul da França fez diferença contra os Reds, que venceram por 1 a 0 e agora jogam pelo empate.

QUARTA, 29 de agosto

Liga dos Campeões – Terceira fase preliminar (volta)

– Kobenhavn (Dinamarca) x Benfica (Portugal) [ida: 1×2]

A má atuação no jogo de ida, quando dependeu do talento de Rui Costa para vencer, e uma péssima estréia no campeonato nacional convenceram o Benfica de que Fernando Santos não era o homem certo para dirigir o time. José Antonio Camacho volta ao clube e tem a missão de proteger a vantagem sobre o Kobenhavn. A instabilidade encarnada, no entanto, leva a crer que a classificação dos dinamarqueses não seja algo improvável.

– Elfsborg (Suécia) x Valencia (Espanha) [ida: 0x3]

Formalidade para o Valencia, que se impôs como favorito e matou o confronto no Mestalla.

– Dynamo Kiev (Ucrânia) x Sarajevo (Bósnia) [ida: 1×0]

O Sarajevo fez bonito na fase anterior, eliminando o Racing Genk, mas não deve ser páreo para o Dynamo, que aposta na LC para se reanimar de um começo ruim na liga ucraniana. Se a vaga na fase de grupos for confirmada, o presidente Igor Surkis promete pedir ao Chelsea o empréstimo de Andriy Shevchenko.

– Anderlecht (Bélgica) x Fenerbahçe (Turquia) [ida: 0x1]

Perder não é considerado opção pelo Fenerbahçe, que já ficou fora dos grupos na temporada passada. O time de Zico é superior no papel ao Anderlecht, e se não sentir a pressão pode manter a vantagem conquistada em Istambul com o gol de Alex.

– Arsenal (Inglaterra) x Sparta Praga (Rep. Tcheca) [ida: 2×0]

O vice-campeão de 2006 conseguiu definir o duelo a seu favor mesmo sem ter uma grande atuação em Praga. Em casa, os comandados de Wenger podem jogar em segunda marcha e esperar que os 90 minutos terminem.

– Besiktas (Turquia) x Zürich (Suíça) [ida: 1×1]

O fator campo sugere vantagem para o Besiktas, mas o líder do Campeonato Suíço tem time para arrancar a classificação O favoritismo do alvinegro de Istambul é apenas ligeiro.

– Steaua Bucareste (Romênia) x BATE Borisov (Bielorrússia) [ida: 2×2]

A campanha do BATE, que saiu da primeira fase preliminar, merece respeito, mas o Steaua só pode tropeçar nas próprias pernas. As freqüentes tentativas de intervenção do polêmico presidente Gigi Becali sobre o trabalho de Gheorghe Hagi não podem fazer bem. E se algo der errado, Hagi sairá e Becali seguirá com seus desmandos.

– Rosenborg (Noruega) x Tampere United (Finlândia) [ida: 3×0]

Perene participante da LC, por seu domínio no futebol norueguês, o Rosenborg está tão classificado quanto o Valencia. Ao Tampere, vale a satisfação por ter alcançado a terceira preliminar e garantido assim um lugar na Copa Uefa.

– Celtic (Escócia) x Spartak Moscou (Rússia) [ida: 1×1]

O empate no palco da final foi um resultado maiúsculo para o Celtic, que tem um retrospecto forte como mandante nas competições européias e deve entrar confiante para superar o Spartak – mas o time russo não lidera seu campeonato por acaso, e pode aprontar uma surpresa.

– Dinamo Zagreb (Croácia) x Werder Bremen (Alemanha) [ida: 1×2]

Se você pensa em colocar dinheiro em alguma zebra para esta fase, talvez o Dinamo Zagreb seja a melhor aposta. O Werder Bremen sente falta de um homem de frente após a saída de Miroslav Klose, e para piorar ainda sofreu baixas importantes por lesão, como os meio-campistas de seleção Tim Borowski e Torsten Frings. Pensar em eliminação do time alemão na Croácia é possível. Basta o Dinamo fazer 1 a 0.

– Shakhtar Donetsk (Ucrânia) x Red Bull Salzburg (Áustria) [ida: 0x1]

No duelo de times com fortes investidores por trás, a maior responsabilidade é do Shakhtar, que gastou nada menos que € 60 milhões em reforços. O Salzburg de Giovanni Trapattoni deve tomar todos os cuidados necessários para defender a vantagem mínima e conquistar uma classificação que afirmaria a ascensão do time sob a multinacional de bebidas energéticas.

– Slavia Praga (Rep. Tcheca) x Ajax (Holanda) [ida: 1×0]

O Ajax espera não reviver o pesadelo do ano passado, quando caiu contra o Kobenhavn, só que deixou para resolver tudo fora de casa. O Slavia venceu em Amsterdã com certa dose de sorte, mas tem uma forte defesa e não dará nada de presente aos holandeses. Ficou difícil para o Ajax.

QUINTA, 30 de agosto

Sorteio da Liga dos Campeões

As atenções se voltam para as urnas e bolinhas em Mônaco.

Milan, Barcelona, Inter, Real Madrid, Chelsea, Manchester United, Arsenal e Liverpool – os dois últimos dependendo da classificação na preliminar – serão os cabeças-de-chave no sorteio.

No mesmo dia, já será conhecida a tabela da competição, que tem a primeira rodada marcada para os dias 18 e 19 de setembro.

Premiação dos melhores da temporada

Kaká, do campeão Milan, é a aposta mais segura para a eleição de melhor jogador da temporada 2006/7.

Os escolhidos anteriormente foram: 1998, Ronaldo (Inter); 1999, Beckham (Man Utd); 2000, Redondo (Real Madrid); 2001, Effenberg (Bayern); 2002, Zidane (Real Madrid); 2003, Buffon (Juventus); 2004, Deco (Porto); 2005, Gerrard (Liverpool); e 2006, Ronaldinho (Barcelona).

Melhor goleiro, melhor defensor, melhor meio-campista e melhor atacante também serão premiados, além do destaque da Copa Uefa.

Copa Uefa – Segunda fase preliminar (volta)

Entre os 32 confrontos, destaque para a presença de times de ligas importantes que chegaram à competição por meio da Copa Intertoto.

O Atlético de Madrid, retornando à Europa depois de sete anos, vai à Sérvia para decidir contra o Vojvodina, depois de vencer em casa por 3 a 0.

A Sampdoria, vice-campeã européia de 1992, bateu o Hajduk Split por 1 a 0 na Croácia e agora decide em casa. Situação idêntica é a do Blackburn Rovers contra o MyPa, da Finlândia.

O Hamburg ficou no 0 a 0 contra o antes grande Honvéd, na Hungria, e espera se impor em casa. O Lens é outro que vem de um empate como visitante: 1 a 1 contra o Young Boys, na Suíça.

O Galatasaray, campeão da Copa Uefa em 2000, deve continuar na busca pelo segundo título. O time turco decide em seu estádio contra o Slaven Koprivnica, da Croácia, depois de fazer 2 a 1 no primeiro jogo.

SEXTA, 31 de agosto

Sorteio da Copa Uefa

Os classificados da fase preliminar se juntam aos 16 eliminados da Liga dos Campeões e aos 32 times previamente garantidos na competição. A grande expectativa gira em torno do Bayern de Munique, que montou um grande time para esta temporada após perder a classificação para a LC, com nomes do calibre de Luca Toni, Miroslav Klose e Franck Ribéry.

Também participam da Copa Uefa times como os espanhóis Villarreal, Zaragoza e Getafe, os italianos Palermo, Fiorentina e Empoli, os ingleses Tottenham Hotspur, Everton e Bolton Wanderers, os franceses Sochaux, Rennes e Bordeaux e os alemães Nürnberg e Bayer Leverkusen.

Supercopa Européia

O estádio Louis II recebe o confronto entre o Milan, vencedor da Liga dos Campeões, e o Sevilla, bi da Copa Uefa.

No ano passado, o Sevilla não tomou conhecimento do Barcelona, e desta vez se mostra disposto a carimbar a faixa de outro campeão europeu.

O Milan chega em ligeiro retardo de preparação em comparação ao time andaluz, que mostrou força nas duas vitórias sobre o Real Madrid na Supercopa da Espanha, incluindo um 5 a 3 em pleno Santiago Bernabéu.

Existe a possibilidade de que os dois times sejam adversários na fase de grupos da Liga dos Campeões, já que o Sevilla estará no pote 2 do sorteio.

Fechamento da janela de transferências

Último dia para quem ainda pretende fazer ajustes no elenco. Habitualmente, são 24 horas de muitas negociações, algumas delas inesperadas. É também o prazo para inscrições nas competições européias. Depois, só em janeiro.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo